Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

19 anos depois, ‘araronas’ pintadas em prédios de Campo Grande serão restauradas

Em meio à correria do dia a dia, é impossível passar pela área central de Campo Grande e não ficar encantado com os painéis que retratam duas aves típicas da fauna de Mato Grosso do Sul. Inauguradas há 19 anos, as obras de artes assinadas pelo artista plástico Cleir passam por revitalização e devem ganhar […]
Arquivo -
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio à correria do dia a dia, é impossível passar pela área central de Campo Grande e não ficar encantado com os painéis que retratam duas aves típicas da fauna de Mato Grosso do Sul. Inauguradas há 19 anos, as obras de artes assinadas pelo artista plástico Cleir passam por revitalização e devem ganhar cores mais fortes dentro de aproximadamente dois meses.

Entre prédios e a rotina da capital, o Edifício 26 de Agosto estampa um Papagaio Verdadeiro e outro de uma Arara Vermelha, cada um pintado em uma empena cega, nas laterais do prédio de 15 andares e 45 metros de altura.

Cleir conta que as obras retratam o privilégio dos campo-grandenses de saírem de casa e encontrarem aves sobrevoando o céu da Capital.

“Você olha para o céu de nossa cidade e vê aves maravilhosas da nossa fauna em meio aos prédios. É um privilégio sair na janela de casa e ver araras, papagaios e diversas outras aves e, inspirado nisso, no ano 2000 pintei estas aves no prédio. Agora, com esse grande apoio do Sicredi, que viabilizou a revitalização, tenho a honra de revitalizar estes dois painéis, como um presente para Campo Grande”, relata.

Os trabalhos serão realizados em um balancinho elétrico especialmente apto para este tipo de serviço. O artista plástico e o assistente, Luiz Carlos, cuidam de cada detalhe para que os contornos e formas renovem a paisagem com novos contrastes.

Desde 2017, Cleir e o Sicredi mantém uma parceria voltada à preservação da cultura e da identidade de Campo Grande, por meio da revitalização de obras do artista. A primeira foi a arara azul que emoldura o edifício do hotel Bristol Exceler Plaza, na Av. Afonso Pena.

Amor pelo Estado

O artista assina obras por todo o Estado há mais de 25 anos. Em Campo Grande, Cleir é o responsável pela  Praça das Araras, Monumento do Sobá (Feira Central) e o Monumento Pantanal Sul (Aeroporto), Arara Azul (Bristol Exceler Plaza). O profissional também tem trabalho em Dourados, Três Lagoas, , Bodoquena, Aquidauana, , Ponta Porã e Ladário.

A revitalização dos painéis tem apoio ainda da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Semadur (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Planurb (Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano).

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora

Cotidiano

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente ou se alguém ficou ferido

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima