Os times cariocas não estão sozinhos na decisão de se desligar do Clube dos 13 para renegociar as cotas dos direitos de transmissão televisivos dos jogos dos próximos três anos no Campeonato Brasileiro.

Em comunicado postado no site oficial do clube nesta quarta-feira (23), o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, confirmou o desligamento do Alvinegro da entidade.

Andrés enviou carta ao presidente do C13, Fábio Koff, explicando as razões que levaram ao desligamento.

A principal bronca do cartola corintiano é, de acordo com o documento, “a forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012”.

Leia abaixo a carta assinada por Andrés.

Ao Clube dos 13

Aos cuidados do presidente Fabio Koff

“Prezado Fabio Koff,

Desde meados do ano passado, o Sport Club Corinthians Paulista vem tentando obter esclarecimentos sobre as demonstrações financeiras do Clube dos 13. Foram necessárias duas solicitações para que a direção desta entidade prestasse algumas explicações sobre essas contas, valendo notar ser sua obrigação enviar mensalmente a todos os seus associados o balancete.

Fomos surpreendidos com uma série de desmandos administrativos praticados pela direção do Clube dos 13 que já geraram para entidade um passivo transitado e julgado superior a R$ 5 milhões de reais e um potencial passivo trabalhista de proporções ainda maiores face a contratações de profissionais de nível gerencial de forma irregular no mínimo ao longo dos últimos 5 anos

Em diversas ocasiões, deixamos claro nosso propósito de nos desligarmos do Clube dos 13 por diversas razões, e só não o fizemos porque entendíamos haver uma chance de, através de um diálogo construtivo entre todos os clubes associados, encontrarmos um modelo democrático e transparente de gestão para a associação.

Fatos recentes, entretanto, evidenciaram nosso erro de avaliação. A forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência com o propósito de aquisição e direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional a partir do ano de 2012 é, no mínimo, danosa aos interesses do Corinthians e dos demais clubes que integram a elite do futebol brasileiro.

O simples fato de durante a reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13 e seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação que estava em discussão (confirmado por dois membros da comissão de televisão) e iria ser votada demonstra que esse processo não está sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados.

Em assim sendo, o Corinthians comunica que a partir de hoje se desliga do Clube dos 13 e conduzirá as negociações diretas com as empresas interessadas em adquirir os direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol a partir do ano de 2012.

Atenciosamente,

Andrés Navarro Sanchez

Presidente do Sport Clube Corinthians Paulista”