Pular para o conteúdo
Economia

Chegou a sua vez? Com 74 mil na fila em MS, Receita libera na sexta consulta à restituição

Porém, valores serão destinados a grupos definidos; confira quais
Gabriel Maymone -
receita federal imposto de renda restituição
Consulta à restituição do Imposto de Renda (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Receita Federal vai liberar na sexta-feira consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda. Em Mato Grosso do Sul, são R$ 104.003.663,64 que serão distribuídos para 74.210 contribuintes.

Por enquanto, todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade como idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, professores e quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do .

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

nomes cartorios ms 2024

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

comércio

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

VÍDEO: Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Últimas Notícias

Esportes

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

José Aldo estreou no MMA em 2004. O brasileiro foi campeão da categoria peso-pena entre 2011 e 2015

Mundo

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Papa fez a segunda aparição pública

Polícia

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Vítima foi encontrada dois dias após desaparecimento

Cotidiano

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS

Segundo familiares, ele tinha pressão alta. O fisiculturista deixa três filhos