Pular para o conteúdo
Economia

Governo decreta novas regras para exportação de milho no Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou novas regras para exportação de milho, reduzindo para 80% a quantidade exportada diretamente para o exterior ou remetida para o fim específico de exportação, relativamente às operações ocorridas este ano. O decreto atende ao pedido de produtores rurais e foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), […]
Arquivo -
Com decreto
Com decreto

O Governo de decretou novas regras para de , reduzindo para 80% a quantidade exportada diretamente para o exterior ou remetida para o fim específico de exportação, relativamente às operações ocorridas este ano. O decreto atende ao pedido de produtores rurais e foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), desta sexta-feira (28).

Diante do cenário de supersafra brasileira, Mato Grosso do Sul, com previsão de 10,1 milhões de toneladas, perderia competitividade com os estados produtores concorrentes, dada a limitação causada pela paridade.

Segundo o decreto, a redução é condicionada à autorização do Secretário de Estado de Fazenda, a ser deferida à vista de pedido da empresa interessada. As reduções aplicam-se em relação a cada estabelecimento, quanto às operações de exportação de milho ocorridas no período compreendido entre 1º de janeiro deste ano até 30 de junho de 2020, observado o limite individual. 

Quando atingir o limite individual, a realização de operações de exportação para o exterior pelo respectivo estabelecimento, fica condicionada a que ele realize, em quantidade equivalente, sem qualquer redução, operações tributadas com o milho.

De acordo com o artigo 2 do decreto, fica estabelecida para este ano, a quantidade de 4.920 mil toneladas como limite global, para a realização de operações de exportação para o exterior ou de remessas para o fim específico de exportação de milho. 

No caso de estabelecimento que, nos últimos dois anos tenha realizado operações de exportação ou de remessas para o fim específico de exportação de milho que totalizem até dez mil toneladas, o limite individual é de dez mil toneladas, para estabelecimentos de produtores rurais e de cooperativas de produtores rurais; e cinco mil toneladas, no caso de estabelecimentos comerciais e industriais.

No caso de estabelecimentos que tenham realizado operações de exportação ou de remessas para exportação de milho que totalizem quantidade superior a dez mil toneladas, o limite individual é a quantidade resultante da divisão do limite global do respectivo setor.

Estabelecimentos que não realizaram operações de exportação ou de remessas de exportação de milho nos últimos dois anos, o limite individual é de cinco mil toneladas, independentemente dos limites globais previstos no Decreto.

O presidente do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, destaca que a iniciativa proporciona aos produtores possibilidade de incremento à comercialização. “Com 39% da safra negociada, a medida do Governo permite que o mercado possa ajustar os estoques e remanejar a produção tanto para o mercado interno quanto externo, garantindo melhores preços e maior rentabilidade ao produtor. É uma conquista para o setor que, consequentemente, irá alavancar a economia estadual”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
polícia projeto

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

As oportunidades de atuação são nas áreas de Informática, Português/Espanhol e Química

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora

Cotidiano

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente ou se alguém ficou ferido