Está na lista? Mais de 91 mil famílias de Campo Grande podem ser excluídas do Bolsa Família

Beneficiários têm até semana que vem para fazer atualização para não ficar sem receber

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
cartao bolsa familia
(Divulgação/Roberta Aline/MDS)

Mais de 91 mil beneficiários do Bolsa Família em Campo Grande ainda não fizeram a atualização semestral de saúde exigida pela Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prazo termina na próxima quarta-feira (28) e o comparecimento nas unidades de saúde é obrigatório para que o valor continue sendo pago.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Glória de Araújo, dos 115.197 beneficiários inscritos no programa, apenas 23.670 foram acompanhados, o que representa aproximadamente 19,8% do total.

“Essa baixa porcentagem de acompanhamento é preocupante, pois indica que muitos beneficiários estão deixando de usufruir dos serviços de saúde disponíveis para eles. É fundamental ressaltar que a atualização cadastral é essencial para que as famílias tenham acesso aos programas de prevenção, promoção e tratamento de saúde”, diz.

No atendimento, profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) atualizam calendário vacinal e o estado nutricional de crianças até sete anos. Também fazem pré-natal de gestantes e acompanhamento de mulheres entre 14 e 44 anos, que devem ser acompanhadas pelas equipes.

“É fundamental que os beneficiários do Bolsa Família estejam cientes da importância de manterem seus cadastros atualizados nas unidades de saúde, garantindo assim o acesso aos serviços e programas de saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida para si e suas famílias. A atualização cadastral é um passo importante para o fortalecimento da cidadania e para a promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde”, finaliza.

Onde ser atendido?

Atualmente, Campo Grande conta com 74 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e de saúde da família.

Através do endereço: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/ é possível localizar a unidade de saúde mais próxima.

Conteúdos relacionados

Cultura de MS