Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defensores criam curso preparatório para atender cotistas em concurso da Defensoria

Um grupo formado por defensores públicos e assessores irão atender voluntariamente as pessoas inscritas como cotistas no concurso
Arquivo -

A Defensoria Pública de MS, por meio de um grupo formado por defensoras e defensores públicos, assessoras e assessores, vai atender voluntariamente candidatos cotistas no XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS, que tem inscrições abertas até novembro.

A intenção, de acordo com a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino, é oferecer apoio às pessoas negras, indígenas ou com deficiência, e que estejam em situação de vulnerabilidade financeira, na primeira fase do certame com um Plantão de Dúvidas Online (PD). Para participar do grupo voluntário é preciso comprovar que está em situação de vulnerabilidade econômica.

“A ideia surgiu de forma conjunta entre defensores e defensoras públicas, com o fim de auxiliar pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o custo da preparação para um concurso jurídico de alto complexidade, e que serão beneficiárias do sistema de cotas instituído para este concurso. Nós entendemos que a educação é um instrumento de justiça social poderosíssimo e que abre caminhos para mudança em concreto da realidade de vida de pessoas pertencentes a grupos excluídos”, explica a defensora.

O Plantão de Dúvidas Online não conta com aulas expositivas. Para ter acesso, o cotista interessado deverá enviar um e-mail para plantaodeduvidasonline@gmail.com; em seguida, receberá uma prova de nivelamento que deve ser respondida em até 24 horas.

Somente após o resultado dessa avaliação será analisada sua condição socioeconômica (renda familiar de até, 3,5 salários mínimos). Uma vez admitido(a), o(a) interessado(a) poderá agendar sessões online para elucidação de dúvidas pontuais e previamente informadas a seu(sua) tutor(a).

Inscrições

As inscrições para o XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS começam no dia 13 de setembro e seguem até o dia 18 de novembro de 2021.

O certame tem a supervisão da Comissão de Concurso da Defensoria Pública de MS, oferece sete (7) para provimento imediato e recebe a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As interessadas e interessados devem acessar o endereço eletrônico da FGV, no site Concursos, a partir das 14h do dia 13 de setembro de 2021 até as 16h do dia 18 de novembro de 2021, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana

Cotidiano

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

São 192 empresas para a seleção em 156 profissões diferentes

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas