Pular para o conteúdo
Cotidiano

Anos após saírem da escola, alunos de MS terão projeto publicado em revista científica

Os ex-alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes, de Aparecida do Taboado, mesmo após terminar a escola, ainda estão colhendo frutos dos projetos criados em sala. O projeto de iniciação científica desenvolvido em 2018 “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo […]
Arquivo -

Os ex-alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes, de , mesmo após terminar a escola, ainda estão colhendo frutos dos projetos criados em sala.

O projeto de iniciação científica desenvolvido em 2018 “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais”, será publicado na revista cientifica Brazilian Journal of Development, três anos após sua conclusão.

O trio desenvolveu o projeto para apresenta-lo na Fecitel 2018 (Feira de Ciência e Tecnologia de ) e não imaginavam que anos após a finalização, iriam receber um reconhecimento desse tipo.

“Eu realmente me dediquei muito na pesquisa e no desenvolvimento do projeto e isso me proporcionou uma experiência única de conhecimento. E agora, receber esse convite três anos depois para publicar esse projeto só mostra o quanto esse trabalho foi relevante”, declarou Bianca de Lima.

No ano em que o projeto foi realizado, os ex-alunos ainda estudavam na Escola do de Aparecida Taboado. O professor orientador, Vinícius Agostini Machado, avaliou o convite para a publicação como inesperado.

“A Revista Brazilian Journal of Development é bem-conceituada e os alunos ficaram animados pelo reconhecimento de uma grande revista científica demonstrar interesse no trabalho deles. Sem dúvidas é uma oportunidade única”, afirmou.

O professor disse que antes da publicação, serão necessários alguns encontros, para adequações necessárias para a redação do artigo. “Vamos poder relembrar os velhos tempos. Considerando que o projeto foi desenvolvido e finalizado em 2018 e que os alunos nem estão mais na escola, não iremos desampará-los e daremos todo o apoio para a publicação desse artigo, até porque é motivo de muito orgulho para todos da equipe pedagógica esse convite”, disse.

O projeto

O projeto “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais” consiste na construção de um recipiente isolado com faces externas brancas e faces internas pretas para cultivo de hortaliças. A técnica tem como objetivo minimizar o aquecimento do recipiente por irradiação térmica e maximizar o resfriamento do substrato por condução e convenço térmica, possibilitando uma economia significativa de recursos hídricos.

De acordo com o Sesi, a implementação do sistema em larga escala se mostrou ainda promissora, pois extingue a necessidade de bombas pressurizadoras, eliminando efeitos de erosão laminar, problemas relacionados à germinação de ervas daninhas e encharcamento das folhas, tornando mais fácil o manejo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Últimas Notícias

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics