Pular para o conteúdo
Cotidiano

Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição no ProUni

Com 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) terminam nesta sexta-feira (14). Do total de bolsas, 68.087 são integrais e 101.139 parciais. OS participantes podem escolher até duas opções de curso, e as inscrições devem ser feitas no site do ProUni. Vale ressaltar […]
Arquivo -

Com 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) terminam nesta sexta-feira (14).

Do total de bolsas, 68.087 são integrais e 101.139 parciais. OS participantes podem escolher até duas opções de curso, e as inscrições devem ser feitas no site do ProUni.

Vale ressaltar que as bolsas parciais são de 50% do valor da mensalidade e contemplaram os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. As integrais, de 100% são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

A nota mínima no Enem deve ter sido de 450 pontos na média aritmética obtida nas provas. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Nota de corte

Segundo, a Agência , diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Calendário

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 25 de

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Últimas Notícias

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics