Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em menos de uma semana, cinco pessoas morrem por gripe em MS

Em seis dias mais cinco pessoas morreram vítimas de Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B) em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ao todo já são 22 pessoas mortas por gripe, contra 17 divulgada no último boletim epidemiológico. Os dados divulgados na semana passada contabilizaram os […]
Arquivo -
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Em seis dias mais cinco pessoas morreram vítimas de (H1N1, H3N2 e Influenza B) em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ao todo já são 22 pessoas mortas por , contra 17 divulgada no último boletim epidemiológico.

Os dados divulgados na semana passada contabilizaram os mortos até o dia 12 de junho. Porém, até esta segunda-feira (17) o número aumentou mais cinco casos.

Até agora 11 cidades de Mato Grosso do Sul registraram mortes pela doença. São elas: Corumbá, Três Lagoas, Aquidauana, , Rio Verde de Mato Grosso, Campo Grande, , Mundo Novo, Água Clara, Naviraí e Bonito.

Os novos casos foram registrados em Campo Grande (que agora tem três mortes), Três Lagoas (totalizando seis óbitos), Aquidauana (duas mortes), Naviraí (uma morte) e Bonito (uma morte). Conforme o último boletim epidemiológico emitido pela SES, os casos confirmados da doença já chegaram e 84 em todo o Estado.

Um dos casos

Um dos cinco casos registrados nesses últimos seis dias foi o de Antônio Onofre Coenga, de 59 anos, que estava internado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, e morreu na sexta-feira (14).

Segundo informações do Hospital, o paciente estava internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) Adulto e até sexta-feira, a gripe H1N1 era apenas uma suspeita. Entretanto, exame coletado em Bela Vista confirmou a doença.

Inicialmente, Antônio foi internado em Bela Vista – a 324 km de Campo Grande –, e depois encaminhado para o HU da Capital. Ele tinha diversos problemas de saúde, o que poderia ter levado à complicações pela gripe H1N1.

Prevenção

A SES orienta que pacientes com tosse, febre, dor de garganta e dores nas articulações, dores musculares ou de cabeça devem procurar atendimento médico com urgência, em especial os que possuem alguma comorbidade, como os doentes crônicos ou imunodeprimidos.

Hábitos simples podem diminuir a circulação do vírus da gripe. Ainda conforme a orientação da SES, as pessoas devem: higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar,  evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração, evitar também visitas a hospitais e ventilar os ambientes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mae desafia medicina

‘Caso gravíssimo’: com 1% de chance de sobreviver, mãe desafia a medicina após parto em Campo Grande

Semana do Registra-se 2025 prioriza documentação indígena em Mato Grosso do Sul

Marido de Carol Nakamura anuncia divórcio e faz acusações: ‘Nunca era suficiente’

semáforo

Semáforo desligado complica trânsito em avenida importante do Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Santa Casa fecha PS e Campo Grande chega a 106 mortes por doenças respiratórias

Midiamax reforça compromisso com Dourados e leva pórtico tridimensional para Expoagro

Últimas Notícias

Esportes

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Ele já comandará o Brasil nos próximos jogos das Eliminatórias

MidiaMAIS

Natiruts faz show histórico de despedida dos palcos em Campo Grande

Show promete marcar para sempre o coração dos fãs sul-mato-grossenses

Polícia

Viaturas entregues aos bombeiros irão ajudar nos combates a incêndios florestais no Pantanal

Com esses novos veículos, a frota de viaturas para atuar no Pantanal duplicou

Brasil

Risco de negro ser vítima de homicídio é 2,7 vezes maior no Brasil

Mais de 35 mil foram mortos em 2023, mostra Atlas da Violência