Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS vai catalogar Pau-Brasil e árvores notáveis encontradas no campus da Capital

Projeto pretende criar aplicativo para identificar as espécies 
Arquivo -

Projeto pretende criar aplicativo para identificar as espécies 

Valorizar as árvores por meio do reconhecimento das espécies é a proposta do projeto de pesquisa “Árvores notáveis da ”, que pretende identificar a floresta urbana do Campus de . Entre as notáveis está um exemplar de Pau-, encontrado na cidade universitária da Capital. 

“A ideia surgiu de uma necessidade, porque observamos que muitas disciplinas têm conteúdos relacionados ao meio ambiente, à proteção das árvores, mas os acadêmicos têm dificuldade em reconhecer o que está sendo protegido”, explica a coordenadora do projeto, a bióloga Jackeline Maria Zani Oliveira.

O projeto será desenvolvido em três etapas, com a participação ainda de mestrandos em Recursos Naturais, doutorandos em Tecnologias Ambientais e do professor Antonio Paranhos, na criação do banco de dados, que terá informações de geoprocessamento, sensoriamento remoto e leitura de imagem para avaliação, por exemplo, da área sombreada. Uma das entidades que apoia o projeto é a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

A primeira fase será composta da identificação e catalogação das árvores notáveis. “As árvores podem ser notáveis pela raridade, pela raridade no local, porque é bem percebida e bem valorizada pela população, por ser bonita, porque tem uma raiz interessante, ter alguma uma singularidade, um valor cultural, como o Pau-Brasil que tem importância histórica imensa, entre outras questões”, explica a professora Eliane.

Nessa fase será feita a criação do banco de dados georreferenciado com a localização e numeração das árvores que receberão placas de identificação, que trarão nome científico, nome vulgar, origem, ocorrência, entre outras informações.

Para a segunda fase está proposta a criação de catálogo básico ilustrado e catálogos guias para grupos específicos, com disponibilização em formato digital e livro impresso, com detalhamento sobre as árvores notáveis, com informações sobre flores, frutos, épocas, entre outros detalhes.

Está sendo estudada, ainda, a possibilidade de criação de aplicativo digital, que permitirá a identificação das árvores ao passear pelo campus, com jogo de soma de pontos pela correta definição da espécie encontrada.

“Será um jeito de incentivar o reconhecimento das árvores notáveis. Outro benefício desse projeto é ajudar as pessoas a se localizarem no campus, que é muito complexo. Quando as pessoas souberem identificar algumas das árvores poderão utilizá-las como referências dizendo: “vire aquela Aroeira, passe pelo Buriti, por exemplo”, anseia a professora Eliane.

As pesquisadoras destacam que o entorno do câmpus já está todo urbanizado. “O câmpus acabou sendo o último testemunho do que teria sido esse lugar. A UFMS possui uma RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural, uma unidade de conservação e por estar localizada na área urbana, geralmente recebe maior pressão do entorno urbanizado para desempenhar um papel urbanístico. Esta é a mais forte razão para que a área seja protegida, afirma a professora.  

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Mais de 5 mil doses foram aplicadas durante o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics

Esportes

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Jogo fez parte da 36ª rodada do Campeonato Inglês