Pular para o conteúdo
Saúde

MS continua com 3 casos de microcefalia sendo investigados pelo Ministério da Saúde

Dados foram divulgados nesta terça-feira
Arquivo -

Dados foram divulgados nesta terça-feira

Mato Grosso do Sul continua com três casos de microcefalia sendo investigados pelo Ministério da Saúde. Os números constam no primeiro informe epidemiológico de 2016, divulgado nesta terça-feira (5). No Estado, três crianças, duas de e uma de , nasceram com a síndrome. A relação com o vírus ainda não foi confirmada.

Desde o início das investigações, foram notificados 3.174 casos suspeitos da doença em recém-nascidos de 684 municípios de 21 unidades da federação. Em uma semana, foram 199 novos casos notificados.

Pela primeira vez, está sendo investigado um caso no estado do Amazonas. Também estão em investigação 38 óbitos de bebês com microcefalia possivelmente relacionados ao vírus .

O estado de Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.185), o que representa 37,33% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (504), Bahia (312), Rio Grande do Norte (169), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (139), Mato Grosso (123) e Rio de Janeiro (118).

Zika em MS

Uma jovem de 21 anos foi a primeira paciente a ser diagnostica com zika vírus em Mato Grosso do Sul. Ela descobriu a gestação enquanto passava pelos primeiros atendimentos na Unidade de Saúde de Anhanduí, para tratar os sintomas da doença.

Segundo a SES (Secretaria de Saúde do Estado) a paciente foi atendida no dia 1º de dezembro, com dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, mal estar e manchas vermelhas na pele, mas não tinha febre. Após ser medicada, ela foi liberada e já está em casa.

O zika vírus está diretamente relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia, e pelos menos 2.975 casos estão sendo investigados em todo o Brasil. É importante destacar que apesar do número de nascimentos de crianças com microcefalia ter aumento em 18 vezes de 2014 para 2015, o vírus não condiciona a doença, ou seja, não há certezas de que o bebê vai desenvolver a síndrome só porque a gestante contraiu o vírus durante a gravidez, assim como o zika não é o único causador da microcefalia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atenção: inscrições para concurso da MSGás começam na segunda-feira

hospital regional

Aberta licitação para reforma de poço e substituição de elevadores do HRMS

Trabalhador sai do Pará em busca de oportunidade e desaparece em Campo Grande

Tempo seco predomina e reduz umidade do ar a 12% em cidades de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Deputado Antonio Vaz sofre infarto em SP e passa por cirurgia de urgência

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idoso em bicicleta é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Rio Verde

Condutora do veículo foi identificada na manhã deste domingo (14)

Brasil

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Tarifaço também foi abordado pelo presidente

Política

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

Além deste evento, há ainda na programação a realização de curso de Libras, sessões plenárias, visita guiada de alunos, solenidade, reunião da CCJR

Trânsito

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Acidente deixou outra motorista ferida, que foi levada para UPA