5 Técnicas de vendas: Descubra como ter mais clientes
O vendedor que domina as técnicas de vendas tem mais chance de fechar negócio. Afinal, as estratégias envolvem etapas desde a campanha inicial até o pós-venda, com a fidelização de clientes. Quanto mais confiável o vendedor demonstra ser em toda condução, mais público ele atrai. Por isso, não basta apresentar uma ideia, mas manifestar a […]
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O vendedor que domina as técnicas de vendas tem mais chance de fechar negócio. Afinal, as estratégias envolvem etapas desde a campanha inicial até o pós-venda, com a fidelização de clientes. Quanto mais confiável o vendedor demonstra ser em toda condução, mais público ele atrai.
Por isso, não basta apresentar uma ideia, mas manifestar a importância que o cliente tem para a marca. O que é feito através do atendimento, relacionamento e acompanhamento em todo o funil de vendas.
Preparamos um conteúdo incrível com as 5 técnicas de vendas: descubra como ter mais clientes. Confira!
O que são técnicas de vendas?
As técnicas de vendas são estratégias para gerenciar todas as etapas de venda. Levando em consideração a primeira abordagem à fidelização. Ou seja, para cada fase existe um modelo diferente de apresentação.
As técnicas de vendas e atendimento ao cliente potencializam a chance de negociar. Mas quando surgirem imprevistos, cabe ao vendedor:
- Tentar novas abordagens;
- Implementar testes que evidenciem as dores reais dos clientes;
- Usar suas próprias habilidades de persuasão, seu talento;
- Estudar técnicas de vendas ainda não utilizadas;
- Visualizar possíveis erros na ação;
- Identificar os períodos do funil de vendas.
Existem muitos tipos de estratégia: técnicas de vendas online, técnicas de vendas por telefone… Mas em todas elas, é preciso ter foco! Confira 5 técnicas de vendas para ter mais clientes.
Apresente soluções
Quem pretende conquistar clientes deve apresentar soluções, e não “produtos interessantes”. Essa técnica de vendas mostra a coerência do vendedor em enxergar seu público. Firmando um compromisso de atendê-lo de acordo com sua necessidade e relevância.
O cliente percebe que não está diante de uma opção qualquer, mas da “salvação” para seu problema.
Com intuito de anunciar soluções, o gestor do negócio precisa conhecer seu público. Mapear informações importantes como: idade, profissão, localização, interesses, hobbies e etc. Com campanhas de venda personalizadas, o cliente se vê representado e compra a ideia.
Planeje a rota
Antes de começar o atendimento, é indispensável planejar a rota. Esmiuçar as técnicas de vendas da pré-abordagem ao pós-venda. Você sabe como funciona a organização do funil de vendas?
- Atrair potenciais clientes: O primeiro passo é a abordagem, a divulgação. Os canais de abordagem são: redes sociais, anúncios, blogs e panfletagem.
- Converter visitantes: As pessoas interessadas descobrem landing pages, preenchem formulários, enquetes ou cadastram o contato. Conectam-se à empresa, ao vendedor.
- Dialogar com leads: Leads são potenciais clientes, consumidores dispostos a conhecer o serviço ou produto para comprar. Dialogar com esse público é fundamental para captar vendas. A abordagem é realizada através de e-mail, redes sociais, telefone, blogs e etc.
- Fechar a compra: Nesta etapa, o lead se torna um cliente e o vendedor expressa sua vontade em oferecer suporte.
- Fidelizar clientes: Ao perceberem a autenticidade do negócio, do vendedor e dos processos, os clientes recomendam a marca. Tornando-se consumidores fiéis da empresa.
Planejar os movimentos aumenta a assertividade da negociação. Contribuindo também ao recalcular a rota quando algo não saiu como esperado. Seja flexível!
Use gatilhos mentais
Entre as principais técnicas de vendas, os gatilhos mentais agilizam os processos de compra. Persuadindo os leads a comprarem a ideia enquanto há tempo.
A estratégia consiste em atrair potenciais consumidores a partir de descontos imperdíveis, prestes a acabar. Utilizar termos como: “últimas peças”, “não perca”, “essa é sua última chance”, “promoção mais esperada do ano”.
Ao se deparar com os gatilhos mentais, o consumidor entende que precisa realizar a compra rapidamente. Vê que não pode perder aquela oportunidade.
Esse modelo de campanha é direcionado principalmente a e-mails; contato direto com clientes.
Escute seu público
Visualizar oportunidades a curto e longo prazo é mais do que focar no lucro rápido. Significa ter mais clientes, marcar presença, ser confiável. Escutar o público é a melhor técnica de vendas nesse quesito.
Quando a empresa se silencia apenas para ouvir o público – seus relatos, suas experiências, informações pessoais -, torna suas vendas mais efetivas. Descobrindo práticas a serem alteradas: um prazo muito longo, um suporte equivocado, um produto a ser aprimorado e etc.
Use a empatia para se colocar no lugar do consumidor, e dessa forma adaptar suas táticas.
Use a criatividade e não desanime
Se empenhar com as técnicas de vendas não indica deixar de lado a espontaneidade. O consumidor se encanta com ideias criativas, chamadas objetivas, personalizadas. Portanto, abuse e use da criatividade na hora de vender um produto. Use argumentos certeiros para cativar o potencial cliente.
Outra dica importante: jamais desanime! Em diversos episódios o vendedor ouvirá: “Não, obrigado”. Tudo bem quando isso acontecer. Não se deixe abalar, estude sua abordagem, visualize possíveis erros, planeje uma nova rota e siga em frente!
*Esta é uma página de autoria de RM3 DIGITAL e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.
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