Se os acessórios minimalistas e discretos ocuparam nos últimos anos um lugar de destaque, a onda de euforia que a moda atravessa neste momento traz de volta às tendências os acessórios maiores, mais coloridos e com uma pegada mais infantilizada — característicos do início do milênio. Com isso, colares de miçanga, anéis de acrílico, correntes grandes e cores vibrantes prometem trazer personalidade às produções da temporada de verão 2022.

A fashion stylist Jana Lee explica que essa moda over ganha espaço ao se relacionar com o clima de entusiasmo que o fim da pandemia traz à sociedade. “Quanto mais e maior, melhor. Entretanto é preciso ter cuidado ao compor com esses acessórios para que a produção não passe de fashionista para um visual poluído”, alerta.

Para evitar não errar na composição, a fashion stylist recomenda observar cor, tamanho e local de utilização. “As cores podem seguir uma tonalidade que já exista no look, de forma a complementar com harmonia a paleta de cores ou mesmo pode ser uma cor mais chamativa, que virá a ser o ponto focal do visual, geralmente mais utilizada por mulheres clássicas. Estamos vendo também uma onda de maxi acessórios muito grande, por isso a dica é concentrar essa composição em um ponto específico do corpo, fazendo só um mix de só colares, pulseiras ou anéis, de forma que o olhar seja direcionado para uma região, apenas, e não se disperse por outros pontos, o que evita a ideia de poluição visual”, ensina Jana Lee. 

Confira a seleção de acessórios que a fashion stylist Jana Lee garante que irão dominar as produções de verão desta temporada:

 

Anéis de acrílico

Reprodução/ Pinterest

 

Com tamanhos grandes e cores chamativas, essa é uma tendência que pode gerar controvérsias, mas que ganha força desde a temporada passada. De acordo com Jana Lee, esse é um acessório que era muito comum na adolescência dos millennials e promete com as releituras que chegam ao mercado. “É um acessório que traz uma estética mais infantil ou kidcore, podendo não se adequar a todos os estilos. Para fazer composições é legal investir em uma composição de vários anéis, com cores fortes mas que conversem entre si, podendo estes terem até mesmo desenhos diferentes como corações e frutas. Para manter a harmonia, o círculo cromático pode ajudar”, recomenda.  

 

Miçangas

Seguindo a onda de peças resgatadas dos anos 2000, os acessórios de miçanga prometem continuar o colorido das composições. “Essa tendência também resgata muito a estética hippie dos anos 70 e pode vir em colares, pulseiras e até mesmo cordinhas de óculos. Por seguir a mesma estética infantilizada, são acessórios que costumam misturar muitas cores e vem acompanhadas de miçangas com letras. Essa estética é facilmente adaptável a quem opta por uma vestimenta mais contemporânea e casual. Casa bem com composições com jeans, camisetas e também tecidos artesanais como o crochê”, diz Jana Lee. 

 

Maxi correntes

Reprodução/ Pinterest

 

O plástico e o acrílico são materiais que estão ganhando os acessórios. Se antes as correntes estavam vindo em tamanhos menores e mais delicadas, geralmente aliada com metais, agora elas crescem em tamanho e ganham os tons da temporada como vermelho, rosa pink, verde limão e lilás hortênsia. “A correntaria carrega modernidade e pode ser mixada com correntes mais finas, longas e curtas. Por ser um acessório mais pesado, combina bem com peças lisas, podendo ser uma blusa de gola alta ou mesmo composições de moda praia, já que o combo correntes e lenços, também em alta, traz uma estética glampurosa”, comenta. 

 

Lenços

Falando em lenços, essa é uma tendência que já está ganhando a cabeça das fashionistas desde a temporada passada e que ganha mais força nesse verão. Segundo Jana Lee, o que muda é a forma de usar. “No retorno desse acessório, a amarração tipo camponesa era mais usada e as estampas carregam tons mais neutros. Nesta temporada, entretanto, o lenço ganha tons mais vibrantes e a amarração é aquela que cobre a testa e deixa o cabelo para trás, um amarração típica de bandana”, diz Jana.  

 

Óculos de lentes coloridas e bordas de acrílico

A tendência em óculos que irá dominar neste verão promete beber de várias fontes, desde os ares vintages do óculos quadrados que relembram a década de 1950, as lentes coloridas com transparência que influenciadas pela volta do estilo 2YK e as armações coloridas. “Fora do óbvio, esses óculos trazem personalidade para a composição, podendo complementar visuais mais urbanos. Alguns inclusive caem bem até mesmo em looks nortunos”, garante a fashion stylist.