Saiba mais sobre esse tipo de design
Pode parecer até algo muito distante – geograficamente – mas o estilo de decoração conhecido como “escandinavo” está conquistando quem ama decorar e quer ter uma casa mais moderna e elegante. A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. O “Estilo Escandinavo” surgiu no inicio do século 20 e trouxe alguns pontos interessantes para renovar a decoração.
A designer de interiores Fernanda Adiles conta que, na prática, a decoração escandinava tem o preto e branco como paleta de cores predominante. Outros tons vêm como complementos, como tons pasteis de azul e rosa, vermelho escuro e cobre.
“O branco é a base de tudo. Cores nas paredes não são bem vindas. O que é bom porque é muito mais fácil pintar e manter uma parede branca, é algo mais padrão. Você já começa não gastando com a pintura das paredes”, indica a profissional.
Outra questão chave da decoração escandinava é a utilização de formas geométricas em luminárias e quadros, além de outros objetos como almofadas. Outro ponto interessante é a utilização da madeira em um estado mais “bruto”, assim como os chamados “pelegos”, que são as peles de carneiro e de lã de carneiro, que dão o tom “nórdico” à decoração. “Outra coisa bacana desse estilo é misturar móveis mais modernos com outros nem tão novos assim, que ganham uma demão de tinta branca ou preta e participam de uma composição de ambiente renovadora”, acredita.
Além disso, os tons de cimento e cinza também são fortes para a combinação, principalmente no uso de pisos e revestimentos. Outra coisa muito bacana da decoração escandinava é a inserção de plantas no paisagismo, que embelezam ambientes internos, como ráffias e suculentas.