Variedades

Entenda o que é a criptografia de ponta-a-ponta do Whatsapp

Aplicativo alterou política de segurança para garantir total privacidade

Joaquim Padilha Publicado em 06/04/2016, às 15h12

None
wpp.png

Aplicativo alterou política de segurança para garantir total privacidade

Recentemente, o Whatsapp, aplicativo de troca de mensagens instantâneas, alterou sua política de privacidade e passou a notificar os usuários de que estariam utilizando uma conversa com "criptografia de ponta-a-ponta". Muitos ficaram confusos, sem saber o que isso significa e o que deveriam fazer.

Sem pânico: o funcionamento do aplicativo em nada mudou. Só que agora, as conversas do Whatsapp estão mais seguras. Criptografia ponta-a-ponta significa que as mensagens enviadas entre um usuário e outro (de uma ponta à outra) serão criptografadas de ambos os lados, e portanto, somente quem envia e quem recebe as mensagens pode ler seus conteúdos.

Essa mudança faz com que nem os próprios funcionários do Whatsapp possam ler as mensagens trocadas entre usuários. A medida dá segurança jurídica à empresa. O vice-presidente do Facebook no Brasil, responsável atualmente pela administração do aplicativo, foi preso no início de março por não divulgar informações à justiça de conteúdos de mensagens. 

O aplicativo informa que somente quem tiver a versão atualizada terá acesso à criptografia ponta-a-ponta. Então, ao trocar mensagens com alguém que ainda não tem a versão atual do Whatsapp, uma mensagem informando que a conversa de vocês não está totalmente criptografada pode aparecer. Mas é só pedir ao amigo que atualize o aplicativo e garantir total segurança das mensagens.

Veja o recado no FAQ do Whatsapp:

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp está disponível quando você e as pessoas com as quais você conversa estão na versão mais recente do nosso aplicativo. Muitos aplicativos somente criptografam mensagens entre você e eles próprios, mas a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.

As suas mensagens estão seguras com um cadeado e somente você e a pessoa que as recebe possuem a chave especial necessária para destrancá-lo e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você envia tem um cadeado e uma chave. Tudo isso acontece automaticamente: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas especiais para garantir a segurança de suas mensagens.

Importante: A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada, desde que todos os envolvidos estejam usando a versão mais recente do WhatsApp. Não há nenhuma maneira de desativar a criptografia de ponta-a-ponta.

Jornal Midiamax