Ligação gratuita deve ser feita para o número 141

Desde o último fim de semana, uma ‘corrente' tornou-se viral no Facebook por incentivar que usuários reproduzam uma mensagem com o telefone do serviço de . Entretanto, o que se nota é que o telefone indicado como sendo do CVV (Centro de Valorização à Vida) está errado.

Dois números 0800 tem sido apresentados nas postagens, mas o telefone correto do CVV é 141, que é gratuito. Somente por meio desse número, a pessoa que necessitar do serviço estará em contato com um voluntário preparado para realizar um aconselhamento adequado e prevenir o suicídio.

No fim do ano, com a aproximação das festas de natal e ano novo, o número de suicídios pode aumentar. “A tristeza ou a introspecção desses momentos de final de ano, normalmente, estão ligadas a determinados fatores emocionais”, explica a psicóloga Marisa de Costa Martinez. “Por exemplo, o reencontro com familiares e a retrospectiva do que passou ou estar próximo dos familiares e recordar-se de anos anteriores, quase sempre marcados de uma forma ou de outra, pelas neuroses de cada um”, acrescenta.

 

Corrente no Facebook para prevenção ao suicídio divulga número errado do CVVAo longo do mês de setembro, o Jornal Midiamax preparou uma série de reportagens para promover o debate sobre o suicídio. Confira:

MS tem segunda maior taxa de suicídio entre jovens
Famílias usam a fé para superar a dor da perda
Como identificar e ajudar quem apresenta tendências suicidas
Campanha na internet oferece ‘ombro virtual' e divide opiniões


Crise financeira pode elevar risco de suicídio, diz psiquiatra
Confinamento cultural' reflete altas taxas de suicídio
Deixar de falar sobre suicídio aumenta ainda mais o tabu', afirma voluntária do CVV.