Visitantes concorrem a voo panorâmico de 30 minutos

Olhares atentos e curiosos, esta é a expressão de quem visita o “Dia dos Portões Abertos”, na Base Aérea de . Neste domingo (5), segundo dia do evento, a expectativa é de que 20 mil pessoas passem pelo local para conferir de perto a história dos quase 71 anos do local.

Para suprir a expectativa do público, a Base Aérea oferece diferentes atrações que vão desde atletismo de força, exposição aviões, helicópteros, carros antigos, material aeronáutico e até mesmo sorteio de voos panorâmicos com duração de 30 minutos em um avião Caravan C-98.

A Rafaela Chivalski, de 32 anos, levou a sobrinha de 5 anos,  para conferir as atrações do evento. “Eu gosto de vir porque é um passeio diferente e muito legal. Descobrimos coisas muito interessantes sobre o trabalho deles”, afirma. Para a menina, os helicópteros são os que mais chamam a atenção.

A diarista Leonice Ferreira, de 36 anos, também aproveitou a oportunidade para fazer um passeio com a família. Ela, o marido, os filhos de 18 e 4 anos e a sobrinha, também de 18, pretendem passar grande parte do dia no local.

“Esta é a primeira vez que a gente vem. Estamos achando tudo muito legal, principalmente os helicópteros. Vamos ficar quase o dia todo por aqui”, relata. De olho nas provas de atletismo de força, a professora Dallyane Gomes, de 28 anos, também veio curtir o passeio com o marido e os filhos de 5 e 8 anos.

“Meus filhos estão encantados, nem falam nada, só observam. Esta é uma oportunidade muito legal de conhecer de perto esse trabalho”, declara. As provas realizadas pelos chamados Strong Man, necessitam de muita força. Os competidores precisam levantar pneus de 280 quilos e arrastar um avião de aproximadamente 20 toneladas.

Segundo o competidor Uerles Simões Garcia, de 30 anos, foram necessárias três semanas de treinamento. “Precisei treinar porque exige muita força. Vamos ser mais ou menos uns 56 ou 6 homens para tentar arrastar o avião”, explica.

Voo panorâmico – Os interessados em participar da oportunidade de conhecer a Capital de um ângulo diferente, devem doar um quilo de alimento não perecível. O sorteio acontece em diferentes momentos do evento que começou nesse sábado (4), às 10 horas.

Ontem até as 17 horas, cerca de 500 pessoas passaram pelo local. No primeiro dia de evento foram realizados dois voos, cada um deles com aproximadamente 12 pessoas. Neste domingo, as atividades se repetem até as 17 horas, quando as atividades serão encerradas.

O público é mensurado pela quantidade de alimentos arrecadados, no entanto, a assessoria de comunicação da Base Aérea ressalta que o número de pessoas pode ser ainda maior, considerando que a entrega de donativos não é obrigatória. O levantamento sobre a estimativa de público nos dois dias de eventos será realizada após o encerramento do evento.