Variedades

Foguete explode durante decolagem da cápsula Dragon da SpaceX

Missão levaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional

Clayton Neves Publicado em 29/06/2015, às 11h51

None
space_station_fran_1.jpg

Missão levaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional

O foguete não tripulado Falcon 9, da empresa espacial privada SpaceX, explodiu minutos após a decolagem em Cabo Canaveral, na Flórida (sul dos Estados Unidos) neste domingo (28), como parte de uma missão para levar suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

“O veículo explodiu”, afirmou o comentarista da Nasa George Diller, depois que a agência espacial mostrou imagens do foguete se desintegrando em pedaços, segundo a agência France Press.

O foguete começou a decolagem às 11h21 (de Brasília), na sétima missão da empresa privada para a Nasa. No Twitter, Elon Musk, dono da SpaceX, afirmou que o foguete teve um problema ainda antes de desligarem os foguetes do primeiro estágio. A equipe está investigando o que aconteceu.

De acordo com a Nasa, os propulsores do primeiro estágio deveriam ser desligados 159 segundos depois do lançamento, quando a espaçonave já estaria viajando a 10 vezes a velocidade do som. A explosão ocorreu a uma altitude de 44 km.

Além de comida e experimentos, a cápsula Dragon levaria peças para um futuro ponto de acoplamento de voos comerciais na Estação Espacial. As 2 últimas tentativas de mandar suprimentos aos astronautas da estação falharam. A SpaceX pretende lançar sua primeira missão tripulada em 2017.

Jornal Midiamax