O julgamento da trama golpista, que tem como réu o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi retomado na tarde desta terça-feira (9). Após o voto do relator do caso, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, a sessão teve um breve intervalo e retornou às 15h30 (horário de Brasília).
O ministro do STF, Cristiano Zanin, abriu a sessão, com leitura da ata. O próximo voto a ser registrado é do ministro do STF, Flávio Dino.
Quais são as acusações?
O Núcleo 1 é acusado de cinco crimes: participação em organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado.
O chamado Núcleo 1 ou Crucial é composto por:
- Jair Bolsonaro: ex-presidente da República;
- Alexandre Ramagem: deputado federal e ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência);
- Almir Garnier Santos: almirante e ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres: ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno: general e ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
- Mauro Cid: tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
- Paulo Sérgio Nogueira: general e ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto: general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.
Somente Alexandre Ramagem é acusado de três crimes (golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada). A Câmara dos Deputados suspendeu a acusação dos outros dois crimes.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)