Pular para o conteúdo
Brasil

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Fala ocorreu durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
Agência Brasil -
Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta terça-feira (26) que o Brasil não irá negociar com os Estados Unidos nenhum tipo de interferência judicial em questões internas nacionais. A fala de Vieira, feita em referência ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, ocorreu durante evento na Federação das Indústrias do Estado de (Fiesp), que reuniu representantes de empresas estadunidenses, como a Boeing, a Salesforce e a AWS, e brasileiras, como a JBS e Embraer.

“Não há possibilidade de qualquer negociação entre os dois países que envolva interferência em termos judiciais. Seguiremos resistindo a essas pressões ao mesmo tempo em que insistiremos no respeito às nossas instituições e à nossa soberania”, disse o ministro no evento O Novo Cenário Global e o Papel do Setor Privado Nas Relações Brasil-EUA.

Vieira destacou que a imposição da taxa de 50% sobre parte significativa dos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos nunca ocorreu na relação comercial entre os países nos últimos 201 anos, e está sendo praticada em razão do julgamento do da República, Jair Bolsonaro.

“Trata-se de medida expressamente adotada por razões políticas relacionadas com o processo envolvendo o ex-presidente da República e seus principais assessores por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Essa questão configura tema interno e soberano do Brasil, conduzida no âmbito do poder judiciário e em reação a qual não há qualquer possibilidade de interferência da parte do poder executivo”, afirmou Vieira.

O ministro das Relações Exteriores ressaltou que o Brasil não irá abrir mão da disposição para o diálogo com os Estados Unidos, mas que o país permanecerá atuando em diversas frentes para compensar e superar as barreiras impostas aos produtos brasileiros.

“Demos início a conversas com os demais países afetados pelas medidas tarifárias dos Estados Unidos. Com esse intuito, o presidente Lula manteve, apenas nas últimas duas semanas, contatos com líderes da Índia, da , do México e da , dentre outros países”.

Vieira afirmou ainda que o Brasil pretende dar início a discussões sobre uma reforma estrutural da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Uma verdadeira refundação do organismo sob bases mais modernas e flexíveis. Na relação com os Estados Unidos, seguiremos insistindo na necessidade de separarmos questões comerciais das questões políticas. Esse é o único caminho possível para que a situação presente possa encontrar solução satisfatória”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Jovem morre e outro fica ferido após acidente em avenida de Corumbá

BH: Mulher descobre que estava desaparecida há 15 anos ao ir tirar RG do próprio filho

Filha discreta de Leonardo surge com namorada e se declara: ‘Amo você’

‘Quem vai trabalhar por R$ 18 mil?’, questiona prefeito sobre teto para médicos em Naviraí

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

‘Só me defendi de ataque’, diz criminoso que matou Érica com 6 facadas em Bataguassu

Etanol tem variação de até 27,10% no preço do litro em postos de combustíveis de Dourados

Últimas Notícias

Política

PSB de MS se reúne com Nacional para definir possível racha da sigla em MS

Carlão diz se reúne com lideranças nacionais em fevereiro

Transparência

Investigação mira violação de direitos contra vulneráveis em hospital e centro de especialidades de MS

A apuração pode resultar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais caso sejam confirmadas as violações em investigação

Política

Secretária nega ligação com PT e diz que fica na Cidadania ‘até segunda ordem de Riedel’

O nome da secretária teria sido um 'consenso' entre integrantes do partido, que deixou a base do governo na Alems

Cotidiano

Salário de agosto: Prefeitura paga servidores na sexta-feira e Estado antecipa para quarta

O pagamento dos servidores estaduais estará liberado para saque na sexta-feira (3) e dos municipais no 5° dia útil, sexta-feira (5)