O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos nesta quarta-feira (3), colocando várias cidades de Mato Grosso do Sul em situação de perigo devido à baixa umidade do ar. A situação é mais crítica em 24 municípios, que estão sob alerta laranja, com índices de umidade reduzidos a até 12%.
Conforme o Inmet, Campo Grande e outros 46 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo, com índices de umidade entre 30% e 20%. Este alerta é válido até as 18 horas, mas pode ser renovado.
O alerta laranja, com umidade do ar entre 20% e 12%, abrange 28 cidades do Estado, incluindo São Gabriel do Oeste, na região norte; Três Lagoas, no leste; e Aquidauana, no oeste. O aviso do Inmet é válido até as 18 horas desta quarta-feira e também pode ser renovado ao longo do dia.
Baixos índices de umidade do ar preocupam
Os baixos índices de umidade do ar preocupam, porque podem desencadear diversos problemas de saúde. Entre as complicações possíveis, estão: quadros alérgicos, doenças pulmonares, sangramentos no nariz, dores de cabeça, desidratação, ressecamento de olhos, boca e pele, além do aumento da eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos.
Para enfrentar o tempo seco e reduzir os riscos, as recomendações incluem: ingerir bastante água; umidificar o ambiente; evitar a exposição ao sol e atividades físicas nos horários mais quentes; e redobrar a atenção quanto ao uso de fogo e ao descarte de materiais que possam provocar incêndios.
Se precisar de ajuda, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)