Evento em Brasília, na tarde desta terça-feira (19), instalou oficialmente a federação UPb (União Progressista), com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como presidente regional em Mato Grosso do Sul.
A parlamentar ocupou a mesa de autoridades do evento e foi cumprimentada nominalmente por diversas autoridades presentes.
A direção nacional será compartilhada entre os dirigentes de cada um dos partidos: senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União).
Em MS, a federação será dirigida por Tereza Cristina, que terá como vice Rose Modesto (União).
Mais cedo, na primeira convenção nacional da federação, a senadora disse que o União Progressista tem como objetivo fortalecer a bancada federal de Mato Grosso do Sul com candidatos que estejam alinhados às ideias do PP nas eleições em 2026.
“Defendemos esse choque de prosperidade mirando um país que busque realização plena do seu grande potencial. Eduardo, você é muito bem-vindo no Progressista. As próximas eleições serão difíceis, mas o progressista, no meu estado, eu tenho certeza, presidente Ciro [Nogueira] e colegas, nós faremos uma bancada de deputados federais comprometidos com a ideologia do nosso partido” afirmou.
Ao Jornal Midiamax, Rose ressaltou que os partidos continuam independentes, mas que unirão forças para compor uma mesma chapa nas próximas eleições. “Fico muito tranquila no sentido da independência para defender o que acredito e tecer críticas do que não vai bem”, disse Rose, que continua como presidente do União Brasil em MS.
Nesta terça-feira (19), o governador de MS, Eduardo Riedel, formalizou a filiação ao PP.
‘Superfederação’
A união das legendas é chamada de ‘superfederação’, já que se torna a maior força política do país, com cerca de 20% do Congresso. No total, as duas siglas somam 109 deputados federais e 15 senadores.
Além disso, a UPb tem 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Também possui quatro ministérios: Turismo (Celso Sabino), Integração Nacional (Waldez Góes), Comunicações (Frederico Siqueira) e Esporte (André Fufuca).
No evento, as lideranças da federação reforçaram que irão lançar candidato à Presidência. O presidenciável Ronaldo Caiado (GO) estava presente no evento. Ciro Gomes, que já disputou várias eleições a presidente da República, também discursou.
Agora, com a federação, MS tem três deputados estaduais: Gerson Claro e Londres Machado, do PP, e Roberto Hashioka, do União; e um federal, Luiz Ovando, filiado ao Progressista. O número de prefeitos com a federação chega a 17.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***