Unidades hospitalares de Mato Grosso do Sul que desejam ser habilitadas para atendimento de alta complexidade em traumatologia e ortopedia, além de participar de mutirões de saúde promovidos pelo Governo do Estado, devem ficar atentas às regras para a adesão.
O Governo do Estado publicou os detalhes para isso na edição desta sexta-feira (26) do DOE MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul).
A Resolução SES/MS/Nº 426, de 23 de setembro de 2025, aponta as diretrizes para a habilitação de hospitais como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia e como Centro de Referência em Traumatologia e Ortopedia de Alta Complexidade.
O regulamento técnico estabelece os requisitos para o credenciamento dessas unidades no SUS (Sistema Único de Saúde), habilitando-os para a realização de cirurgias eletivas de alta complexidade no projeto “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila”, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Além disso, o texto também detalha que os códigos da resolução sofreram modificação para especificar as áreas em que os hospitais deverão atuar. Assim, essa atuação foi definida em dois grupos: “Grupo A – Coluna” e “Grupo B – Ombro, Quadril, Membro Superior e Membro Inferior”, considerando que as necessidades e infraestruturas hospitalares são diferentes.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)