Obra na BR-163 fechou a estrada vicinal que dá acesso à cidade de Rochedinho, ao quilombo Furnas do Dionísio e propriedades rurais da região. Sem sinalização de desvio, motoristas precisam arriscar-se até voltando de ré para pegar a rota alternativa.
A obra está no quilômetro 509 da BR-163, nas proximidades de uma empresa de sementes, zona rural da cidade de Jaraguari.
“Ninguém sai e ninguém entra. Está bem fundo, o pessoal travou tudo, encheram de terra na entrada. E, se chover, já era”, explica um caminhoneiro que passou pelo local na manhã desta segunda-feira. Foi aberto um buraco no chão, que impede a passagem para o outro lado.
Manobras perigosas

Outro motorista precisou voltar cerca de 50 metros de ré. “No domingo (28), eu ia entrar lá. Passei, porque não tem sinalização, mas quando cheguei bem na entrada vi aquela vala. Eu tive que voltar de ré, é um perigo a BR tem muito movimento de carretas, liguei o pisca alerta e fui até chegar em outro acesso”, explica.
Os moradores da região se preocupam com a possibilidade de colisões no local, que tem bastante movimento de carros e caminhões. “Está arriscado morrer alguém ali, porque está muito perigoso de acontecer um acidente”. Segundo moradores da região, eles são obrigados a realizar manobras perigosas na pista, por falta de sinalização correta da via.
O Jornal Midiamax pediu posicionamento à Motiva Pantanal, antiga CCR/MS Via, concessionária responsável pela BR-163 em Mato Grosso do Sul. Em resposta, a concessionária emitiu uma nota.
Posicionamento da Motiva
A Motiva Pantanal, concessionária responsável pela administração da BR-163/MS, informa que as obras no acesso à estrada vicinal que leva a Rochedinho, na altura do Km 511, fazem parte da implantação da duplicação da rodovia e de uma rotatória alongada, com previsão de entrega em julho de 2026. Neste momento, o trecho está em fase de terraplanagem e regularização do acesso.
Para garantir a mobilidade da região, a concessionária providenciou um acesso provisório destinado aos motoristas que utilizam a via.
A Concessionária orienta que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade no trecho em obras, medida essencial para a segurança dos clientes que trafegam pela rodovia e dos trabalhadores que atuam no local.
A empresa reforça, ainda, que realizar conversões ou retornos em locais não autorizados, é uma prática que configura infração grave, punível com multa e pontos na CNH, conforme do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
* Matéria atualizada às 14:09 de 29/09/2025 para acréscimo de posicionamento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)