Pular para o conteúdo
Cotidiano

Safra 2025/26: MS amplia área de plantio e mantém produção acima de 28 mi de toneladas

Dados são do 1º Levantamento da Safra divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que prevê que semeadura de 7,01 milhões de hectares
Osvaldo Sato -
Plantio em MS inicia tímido devido irregularidade das chuvas (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O estado de Mato Grosso do Sul inicia a de grãos 2025/26 com previsão de crescimento na área cultivada e manutenção da produção agrícola em patamar elevado. Segundo o 1º Levantamento da Safra divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta terça-feira (14), o estado deve semear 7,01 milhões de hectares, um aumento de 5,5% em relação ao ciclo anterior.

Já a produção estimada é de 28,69 milhões de toneladas de grãos, leve alta de 0,3% frente à safra 2024/25, mesmo com previsão de queda na produtividade média devido às condições climáticas menos favoráveis. Com esses números, Mato Grosso do Sul deve seguir como quarto maior produtor de grãos do país.

De acordo com a Conab, a produtividade média no estado deve cair 4,9%, ficando em 4.091 kg por hectare, reflexo do impacto do clima no início do ciclo agrícola e de uma postura mais conservadora dos produtores diante dos custos de produção e do mercado internacional.

Principais culturas

Entre as principais culturas do estado, a soja permanece como carro-chefe da produção estadual, concentrando a maior área plantada. A expectativa é de expansão de área, seguindo a tendência nacional de aumento de 3,6% no país para o grão.

O boletim descreve que, em MS, no início do levantamento a operação principal foi dessecação e que a semeadura ainda estava incipiente (plantios em pivô e áreas de sequeiro que receberam maiores volumes de chuva), com diferença regional (centro-sul mais adiantado; norte praticamente sem plantio). Ou seja, com plantio iniciado timidamente, o avanço dependerá da regularização das chuvas.

Já o milho 2ª safra, principal cultura do inverno sul-mato-grossense, deve manter a importância econômica, apesar da projeção nacional de queda de 1,8% na produção total de milho.

Por sua vez, o algodão, plantado em menor escala no estado, deve acompanhar o panorama nacional de leve retração na produção, mas com aumento de área cultivada. O feijão e sorgo compõem a diversificação do plantio, com espaço tanto na agricultura familiar quanto no empresarial.

O clima é apontado pela Conab como fator decisivo para definição do desempenho final da safra. A irregularidade das chuvas em setembro atrasou a semeadura em parte das regiões produtoras de MS, especialmente no sul e sudoeste do estado. Ainda assim, o retorno gradual das chuvas a partir de outubro permite boas expectativas para o desenvolvimento das lavouras.

Panorama nacional

No Brasil, a Conab projeta que a nova safra alcance 354,7 milhões de toneladas de grãos, crescimento de 0,8% sobre 2024/25. A área total plantada está estimada em 84,4 milhões de hectares, com avanço de 3,3%.

A expansão é puxada principalmente pela soja, com produção estimada em 177,6 milhões de t (+3,6%) e pelo milho, com previsão de 138,6 milhões de t (-1,8%).

O plantio do arroz deve diminuir produção em 10,1%, com redução significativa no Sul, e previsão de 11,46 milhões de t. Já o algodão em pluma deve ter produção de 4,03 milhões de t (redução de -1,1%);

Apesar do crescimento moderado, a Conab enfatiza que o ciclo 2025/26 deve ser marcado por desafios climáticos, especialmente devido aos efeitos do fenômeno La Niña, que pode trazer irregularidade de chuvas ao Centro-Oeste e Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-prefeito de Ponta Porã é multado pelo TCE-MS por irregularidade em licitação do transporte escolar

Polícia Militar apreende cocaína e fecha ponto de distribuição de drogas em Coxim

tereza cristina

Comissão do Senado aprova ratificação de registro de terras em fronteiras

Extrema habilidade: comparsa de preso por furto de motos usava chave mixa para cometer crimes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Em surto, homem percorre Jardim Tarumã e e´ encontrado morto por populares

Últimas Notícias

Cotidiano

Conhece algum ‘jovem do ano’? Sejuv aceita sugestão de nomes para premiação anual

Em processo participativo, Secretaria vai abrir caixinha de votação em redes sociais para público sugerir candidatos

Mundo

Trump acusa China de ‘hostilidade econômica’ ao não comprar soja dos EUA

Republicano considera encerrar as relações comerciais

Transparência

Prefeitura em MS entra na mira do STF por sumiço de verbas da ‘emendas Pix’

Fiscais da CGU estiveram na prefeitura para buscar saber o destino da emenda parlamentar no Município

Brasil

Moraes reconhece erro judicial e concede liberdade provisória a réu do 8/1

PGR alegou que homem cumpria medidas cautelares regularmente