A maioria dos consumidores sul-mato-grossenses conhecem seus diretos, revela pesquisa do Colegiado Nacional de Procons Estaduais. Segundo o levantamento, 30,5% dos entrevistados declaram conhecer “bastante” o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e 35,6% têm “algum” conhecimento sobre o tema. Assim, 66,1% conhecem a legislação de alguma forma.
Além disso, entre os que já resolveram alguma relação de consumo no Estado, só 35,35% solucionaram com o próprio fornecedor. Outros 73,91% utilizaram a intervenção do Procon para resolver questões relacionadas ao direito do consumidor. Por fim, 97,37% dizem que recomendariam o atendimento da instituição.
“As pessoas sabem que o Código de Defesa do Consumidor existe e mais de 80% consideram a lei muito importante, mas ainda é necessário ampliar a educação para o consumo para que todos possam fazer valer os seus direitos”, pontua o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.
Pesquisa nacional
O Colegiado Nacional de Procons Estaduais realizou o levantamento de forma digital, entre os dias 6 e 9 de setembro, com a participação de 122 pessoas em Mato Grosso do Sul e 1.252 no Brasil. No País, 86% afirmam conhecer o CDC, enquanto 67% relatam ter “bastante” ou “algum” conhecimento sobre seus direitos.
Além disso, apenas 38% dos entrevistados conseguiram resolver o problema diretamente com a empresa, cerca de 58% utilizaram plataformas digitais públicas ou privadas para o registro da queixa e 74% tiveram seu problema resolvido após a intervenção do Procon.
Como acionar?
Moradores de Campo Grande podem fazer denuncias ou reclamações para o Procon municipal, a Subsecretária de Proteção e Defesa do Consumidor. A demanda deve ser formalizada pelo número 156 Opção 6.
Além disso, também é possível acionar o Procon Estadual, vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O atendimento é pelo Disque Procon 151, aplicativo MS Digital e site www.procon.ms.gov.br.
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