De casa nova, o Partido Progressistas, o governador Eduardo Riedel pode trazer mais agilidade às parcerias com o Município de Campo Grande e, assim, resultados mais rápidos, avalia a prefeitura Adriane Lopes e parceira de sigla do ex-tucano.
“Eu acredito muito que essa parceria que iniciamos e começamos a construir vai frutificar muito ainda; mais resultados para os moradores da nossa cidade. Acredito que estando agora no mesmo partido, a gente tem um alinhamento mais próximo e os resultados virão mais rápidos para os campo-grandenses”, diz a chefe do Executivo Municipal.
Adriane também ressaltou o papel da senadora Tereza Cristina (PP) na articulação com Riedel. Para ela, Tereza, como liderança dentro do partido, costurou politicamente o caminho que faz o PP ter os maiores líderes políticos do Estado.
“Ter o governador conosco é muito positivo”, avalia. Vale lembrar que Riedel e Tereza trocaram apoios nas últimas duas eleições. Em 2022, a senadora intercedeu junto a Jair Bolsonaro para que o ex-presidente se mantivesse neutro no segundo turno das eleições para governador em Mato Grosso do Sul.
A intenção era para que Bolsonaro não continuasse com o apoio demonstrado no primeiro turno ao outro candidato, Capitão Contar (PRTB).
Já em 2024, Riedel gravou um vídeo ao lado da senadora Tereza Cristina para demonstrar apoio a Adriane Lopes no segundo turno das eleições em 2024.
Novos rumos
O PSDB procura alianças e pretende se fortalecer nacionalmente, após perder espaço. A sigla que governou o Brasil entre 1995 e 2002, com a presidência de Fernando Henrique Cardoso, vê atualmente o esvaziamento do ninho. A federação entre PSDB e Cidadania rendeu apenas 18 deputados federais e nenhum senador em 2022, o pior desempenho do PSDB.
A ida de Riedel para o PP marca o fim do PSDB a frente de governos estaduais. A sigla contava com três governadores, mas restava apenas Riedel no ninho tucano.
Os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco) migraram para o PSD. O presidente do Partido Social Democrático, Gilberto Kassab, também fez um convite a Riedel para integrar a sigla.
O Estado é um dos últimos redutos do PSDB no país, que sofreu com a perda de protagonismo nos últimos anos e agora tenta se reestruturar e articula uma possível federação com MDB e Republicanos.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.