Um incêndio florestal iniciado por uma tempestade de raios na terça-feira (2) já consumiu vários hectares no Condado de Tuolumne, na Califórnia. As chamas atingiram a cidade de Chinese Camp, considerada marco histórico da Corrida do Ouro.
O fogo, batizado de Incêndio 6-5, espalhou-se rapidamente e obrigou mais de 300 moradores a deixar suas casas. Outros 350 receberam alerta para abandonar a região a qualquer momento. Até a noite de quarta-feira (3), não havia contenção do incêndio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da Califórnia, o fogo avançou, em média, o equivalente a oito campos de futebol por minuto nas dez primeiras horas. Apesar da destruição, não há registro de feridos.
As tempestades que provocaram o incêndio trouxeram milhares de descargas elétricas para o estado. Muitas foram “secas”, sem chuva suficiente para impedir que os raios desencadeassem novos focos. Por conta disso, 22 incêndios, incluindo o 6-5, foram agrupados no chamado Complexo de Relâmpagos de Setembro.
Entre as estruturas atingidas, está o prédio dos Correios, construído em 1854 e ainda em funcionamento. O imóvel de pedra e tijolo foi totalmente destruído. Mais de 600 bombeiros trabalham no combate às chamas. A previsão é de que as condições continuem desfavoráveis, com clima seco, ventos irregulares e temperaturas que podem chegar a 32°C.
*Com informações da CNN Brasil.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)