O acidente aéreo que provocou a morte de Kongjian Yu também realizou seu sonho de sobrevoar o Pantanal. A afirmação foi feita por Raquel Schenkman, presidente do IAB/SP (Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo).
Yu, o arquiteto chinês conhecido por criar o conceito de ‘cidades-esponja’, participou na última sexta-feira (19) da abertura da 14° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, promovida pela IAB/SP.
“Para a gente é uma tragédia, um susto. Na sexta-feira, ele abriu o nosso evento com uma palestra magna falando sobre o conceito dele de cidades-esponja, que era uma inspiração para a gente, para a atuação do campo da arquitetura e do urbanismo. E ele estava muito animado e feliz. E eles estavam nessa filmagem no Pantanal, que era algo que o Kongjian Yu queria muito conhecer e ver de cima“, afirma a presidente.
Além disso, Raquel destaca que o Pantanal serviu como modelo para o conceito de ‘cidades-esponja’, visto que ainda mantém as características naturais que inspiraram o trabalho do arquiteto.
“O Pantanal tem isso ainda naturalmente, ainda não tem tantas construções, um adensamento sobre essas águas… É uma região pantanosa, e ele queria justamente ver essa água se espalhando. Ele inclusive orientava como é possível você adensar e construir, ocupar essas margens com as cidades, inclusive, verticalizar às vezes margens, contanto que você respeitasse essas águas para que elas tivessem outros caminhos”, destaca.
‘Cidades-esponja’
A criação arquitetônica desenvolvida por Kongjian Yu explora o uso estratégico do paisagismo, de modo a minimizar os impactos de enchentes. A proposta alia técnicas de absorção e reaproveitamento de águas da chuva.
A maioria dos projetos de Yu tinham como alvo questões específicas, como inundações, secas, restauração do habitat e outros contextos ambientais. Ao todo, o arquiteto dedicou 28 anos ao trabalho com infraestrutura ecológica em mais de 250 cidades chinesas, incluindo Sanya, na província chinesa de Hainan. Com 1 milhão de habitantes, o projeto é composto por um parque ‘central-esponja’, um ‘rio-esponja’ e uma ‘rua-esponja’.
Acidente aéreo no Pantanal
A queda da aeronave ocorreu por volta das 18h na região da fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, nesta terça-feira (23). Após a queda, o avião explodiu e deixou quatro vítimas: o arquiteto chinês Kongjian Yu; o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; o piloto Marcelo Pereira de Barros e o fotógrafo Rubens Crispim Júnior.
*Com informações do UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!