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Cotidiano

‘Muito carisma’, dizem estudantes de MS que estiveram com arquiteto chinês em Brasília e o encontraram ‘turistando’

Kongjian Yu veio para Mato Grosso do Sul dias após o evento e aqui sofreu acidente aéreo, que causou a sua morte e de mais três pessoas
Graziela Rezende -

A comitiva tinha 11 pessoas de Campo Grande, sendo 9 estudantes de arquitetura e dois professores, que foram até Brasília acompanhar a Conferência Internacional do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), de 4 a 6 de setembro deste ano. O ponto alto, claro, era assistir à palestra do arquiteto paisagista chinês, Kongjian Yu, algo que o grupo realizou antes da tragédia do Pantanal, que causou a sua morte e de mais três pessoas, há dois dias.

“Como estudante de arquitetura digo que é uma perda muito grande para todos nós, principalmente para a arquitetura sustentável. A palestra dele foi a que mais me encantei, por todo o seu carisma, sua maneira de falar com o público, sua simpatia e principalmente o seu conhecimento. Além de ser um profissional excelente era uma pessoa incrível”, afirmou Isadora Barcelos Dias, de 20 anos, que já está no 6° semestre, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Na ocasião, logo após o fim da palestra, os amigos foram “turistar” em Brasília, quando encontraram Kongjian Yu caminhando sozinho e registrando tudo em uma câmera. “Ele nos cumprimentou, acredito por ter visto os nossos crachás do congresso e, logo após, fomos pedir foto a ele, nervosas, mas conseguimos. E ele, mostrando o quanto era atencioso, aceitou e pediu para tirarmos fotos e vídeo no celular dele”, relembrou Isadora.

A estudante ressalta o quanto é grata por ter conhecido o arquiteto e por ter o escutado falar sobre a importância da arquitetura em todos os sentidos. Ao todo, o evento ocorreu por três dias e, em seguida, Kongjian foi para , onde ocorreu a bienal na USP (Universidade de São Paulo) sobre arquitetura. Na sequência, ele viajou para Mato Grosso do Sul, onde ocorreu o triste acidente aéreo.

Trecho da palestra do arquiteto chinês em Brasília, onde estudantes de Campo Grande o assistiam (Isabela Dias/Arquivo Pessoal)

Quem eram os ocupantes da aeronave

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, sendo considerado um dos maiores do mundo. Ele era diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Kongjian era doutor pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor do governo chinês. 

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especializado em projetos de documentários como, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, além da direção da série To Win or To Win para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC e um sucesso de audiência. Luiz também desde 2007 produz e dirige na Olé Produções.

Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidos, que atuava no mercado nacional e internacional. Rubens nasceu e viveu em São Paulo. Ele era formado em artes plásticas pela ECA-USP e participou de festivais como Short Film Corner, no Festival de Cannes.

Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave, era paulista, mas apaixonado pela região, conforme o Pantaneiro. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.

Da esquerda para direita: Kongjian Yu, Rubens Crispim Jr., Marcelo Pereira de Barros e Luiz Ferraz (Montagem / Redes Sociais)

A queda

A queda da aeronave ocorreu na região da fazenda Barra Mansa, por volta das 18 horas de terça (23). Quando o avião caiu acabou explodindo. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao ) estiveram no local para a retirada dos corpos. Não há informações do que possa ter causado a queda do avião.

Em nota a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que:

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, na terça-feira (23/09), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de (MS).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade”.

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(Revisão: Bianca Iglesias)

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