Mato Grosso do Sul lidera as pesquisas on-line sobre o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica no último ano, conforme estudo da empresa Descarbonize Soluções. O benefício oferece gratuidade na conta de luz para famílias inscritas no CadÚnico que tenham renda per capita de até meio salário mínimo e consumo mensal de até 80 kWh.
Em todo o País, as buscas pelo termo “Tarifa Social de Energia Elétrica” cresceram 125% entre julho de 2024 e julho de 2025. Só nos últimos três meses o crescimento foi de 83%. Além disso, a região Centro-Oeste é a primeira do ranking entre as que mais pesquisaram sobre o assunto.
Com relação aos estados, Mato Grosso do Sul concentrou a maior parte das pesquisas sobre cadastro no programa social, seguido do Amapá e do Distrito Federal. Depois, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins compõem a lista.
O Estado também aparece entre os dez que mais pesquisam sobre o que é a Tarifa Social. Dessa forma, MS está em 9ª colocação, à frente do Rio de Janeiro. Quem lidera este ranking é o estado de Goiás, seguido de Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Entenda a Tarifa Social
Em Mato Grosso do Sul, as regras da Tarifa Social de energia elétrica mudaram em julho. Assim, 37 mil famílias do Estado cadastradas como baixa renda podem ser beneficiadas pelas novas regras.
Além dessas pessoas, o benefício também é válido para pessoas com deficiência ou idosos acima dos 65 anos, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritos no CadÚnico; famílias indígenas e quilombolas e famílias do CadÚnico atendidas pelos SISOLs (Sistemas Isolados). No entanto, o consumo de energia não pode exceder os 80 kWh.
No caso de cidades inclusas na concessão da Energisa, a Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. Para receber, basta que o responsável pelo contrato (quem tem o nome na fatura) esteja no CadÚnico. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado para garantir o recebimento do benefício.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***