O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou, em comunicado oficial, as mortes dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr, do arquiteto chinês Kongjian Yu e do piloto Marcelo Pereira de Barros, na terça-feira (23), na região da fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A nota presta condolência a todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas. “Deixo meus mais profundos sentimentos. Em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro”.
- Avião que explodiu e matou quatro no Pantanal era da década de 50 e não podia voar à noite
- Corpos resgatados carbonizados em queda de avião serão identificados por exames de DNA
- Novela Pantanal foi gravada em fazenda onde avião caiu e matou quatro em Mato Grosso do Sul
Investigação das causas
Uma das possíveis causas para que o piloto, Marcelo Pereira de Barros, tenha feito a manobra de arremeter o avião seria uma manada de porcos-do-mato nas proximidades da pista da fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande. No avião estavam quatro pessoas que morreram carbonizadas.
Conforme informações obtidas com bombeiros, Marcelo estava para pousar o avião quando avistou uma manada de porcos-do-mato nas proximidades da pista, tendo que fazer a manobra de arremeter a aeronave, que acabou perdendo altitude, caindo e explodindo.
O avião caiu a 100 metros da cabeceira da pista e a queda foi vista por funcionários da fazenda. Com a queda, o avião explodiu. Os corpos foram resgatados e levados para ao IML (Instituto de Medicina Legal) de Aquidauana, por volta das 7h30, onde passarão por exames de DNA para identificação e serão entregues às famílias.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)