Pular para o conteúdo
Brasil

Juiz não pode aplicar pena que não esteja estabelecida na lei, avalia Fux

Ministro deve ir contra votos de Moraes e Dino em julgamento da trama golpista
Agência Estado -
Ministro do STF, Luiz Fux (Foto: Gustavo Moreno/STF)

O ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), citou o jurista italiano Cesare Beccaria, um dos principais nomes do direito penal moderno, ao afirmar que um juiz não pode aplicar aos cidadãos penas mais rigorosas que as previstas na legislação penal. Caso isso aconteça, disse Fux, o juiz “se torna injusto”.

Fux disse que “apenas as leis podem indicar as penas de cada delito” e que a responsabilidade por estabelecer as leis penais e os castigos que serão aplicados aos condenados é do legislador, e não do magistrado.

“O magistrado que é parte da sociedade não pode, com justiça, aplicar a outro partícipe dessa sociedade uma pena que não esteja na lei. A partir do momento em que o juiz se faz mais severo que a lei, ele se torna injusto, porque aumenta um novo castigo ao que já está prefixado. Nenhum magistrado pode, mesmo sob pretexto do bem público, aumentar a pena pronunciada contra um crime de um cidadão”, argumentou.

Fux disse que falar em “espírito da lei” abre brecha para interpretações individuais de cada juiz. Isso faria com que a aplicação da lei dependesse “da boa ou má lógica de um juiz”.

“Não há nada mais perigoso do que o axioma comum de que é necessário consultar o espírito da lei. Adotar esse axioma é quebrar todos os diques e abandonar as leis à torrente das opiniões. Cada homem tem sua maneira de ver, e o mesmo homem, em épocas distintas, vê diversamente os mesmos objetos. O espírito da lei seria, pois, o resultado da boa ou má lógica de um juiz, da evidência das paixões de um magistrado”, justificou.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em agosto, endividamento e inadimplência recuaram em Campo Grande

PF terá 90 dias para investigar patrimônio de vereador rico de Naviraí

Academia ‘some’ na Zahran e deixa alunos no prejuízo em Campo Grande

Reme

Justiça intima Semed a cumprir acordo firmado com pais de autistas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux abre primeira divergência em julgamento de Bolsonaro e outros réus

Justiça investiga falhas graves em novo sistema de regulação de saúde em Dourados

Últimas Notícias

Transparência

Empresa com contratos milionários tem sede na casa do prefeito de Terenos

Conect Construções pertence ao empresário Eduardo Schoier, que também mora no imóvel

MidiaMAIS

Cervo ‘coça’ os chifres em palmeira e encanta em registro de fotógrafo no Pantanal

Animal deu show de graciosidade em filmagens de fotógrafo de vida selvagem

Famosos

Preso, Oruam escreve carta após quase dois meses na cadeia: “Aceito meu castigo”

Em nova carta, Oruam refletiu sobre os quase dois meses de prisão e o reencontro com a fé

Mundo

VÍDEO: França enfrenta crise política e manifestantes pedem renúncia de Macron

Protestos tomaram conta do país nesta quarta-feira (10); quase 200 pessoas foram presas