Após documento do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) revelar um déficit de 34 profissionais de enfermagem na Unidade da Mulher, sendo 25 enfermeiros e 9 técnicos de enfermagem, procedimento administrativo foi aberto para acompanhar as medidas de contratação para o setor de atendimento obstétrico e neonatal.
O documento de instauração é assinado pelo promotor de justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, e formaliza o acompanhamento que já vinha sendo feito em um procedimento anterior.
Nele, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul constatou que o HU/UFGD demonstrou “atuação voluntária” ao convocar profissionais aprovados no concurso público de 2024 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Já foram contratados médicos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de enfermeiros especialistas. No entanto, o levantamento interno do hospital, datado de julho de 2025, acendeu um alerta na promotoria sobre a insuficiência do quadro de enfermagem.
Diante do déficit, o promotor requisitou ao HU/UFGD que, no prazo de 20 dias úteis, preste uma série de informações. A principal delas é a comprovação de que o hospital já realizou a solicitação de novas vagas para os cargos de enfermeiro e técnico de enfermagem, a fim de suprir a carência de pessoal apontada no relatório.
O objetivo do procedimento administrativo, segundo o MPMS, é “acompanhar as medidas adotadas pelo hospital para a contratação de equipe médica suficiente”, garantindo a qualidade e a continuidade de um serviço considerado essencial.
O que diz o HU?
O Jornal Midiamax acionou a assessoria de comunicação do Hospital Universitário para posicionamento, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.