Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com foco na segurança, Governo de MS cria gabinete para gestão de fronteiras e divisas

Gabinete vai funcionar sob o comando da Sejusp, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública 
Liana Feitosa -
Prédio da Sejusp. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O Governo de oficializou a criação do GGI-FRON-DIV (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas), por meio do Decreto nº 16.660, publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (12).

Trata-se de um novo órgão colegiado criado para fortalecer a segurança nessas regiões e auxiliar na articulação de ações na fronteira e nas divisas de MS, promovendo, assim, a cooperação entre diferentes instituições.

O GGI-FRON-DIV terá de propor ações conjuntas para a integração e articulação na área de influência de fronteiras e divisas, funcionando sob o comando da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). 

A estrutura do gabinete será dividida em oito polos no Estado:

  • Polos de : , Ponta Porã, Naviraí e .
  • Polos de Divisas: Três Lagoas, Paranaíba, Coxim e Nova Andradina.

Farão parte do GGI-FRON-DIV membros de diversos órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Militar, Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Coordenadoria-Geral de Perícias e DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Órgãos federais, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, também poderão ser convidados a participar como membros especiais permanentes.

As reuniões dos polos ocorrerão de forma bimestral, podendo ser convocadas extraordinariamente quando a situação exigir. A participação no gabinete será considerada prestação de serviço público relevante, sem remuneração.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alunos de Biologia da UFMS organizam ato para exigir demissão de professor condenado por estupro

Alexandre de Moraes autoriza retorno do conselheiro Iran das Neves ao TCE-MS

marcos pollon bolívia

‘Esquerda soft’, define Pollon sobre candidatos ao 2º turno na Bolívia

Rui Barbosa ‘morreu’ após instalação de corredor de ônibus em Campo Grande, diz relatório

Notícias mais lidas agora

‘Se mata pra ele ganhar dinheiro’: genro reclama de ex-prefeito que chefiou corrupção em família

lotesul tce loteria

TCE-MS encontra erro que pode anular licitação para nova loteria em MS

Enfermeira é agredida com socos por paciente e desmaia na UPA Leblon em Campo Grande 

vander bolívia

‘Após 20 anos governando, é natural que acumule desgaste’, avalia Vander sobre eleições na Bolívia

Últimas Notícias

Política

Deputados do PSDB continuam no ninho após saída de Riedel e Azambuja, afirma Perillo

Governador Eduardo Riedel pode fazer pronunciamento na próxima quarta-feira (20) sobre próprios rumos em novo partido

Mundo

Alerta falso de bomba faz polícia esvaziar a Time Square em Nova York

O local foi liberado para a população de forma gradativa

Trânsito

VÍDEO: A caminho do trabalho, dupla se envolve em acidente no corredor de ônibus da Rui Barbosa

Ambos foram socorridos e encaminhados para Santa Casa

Cotidiano

Número de jovens que buscam quitar dívidas cresce 48% em MS

Serasa aponta que mais de 26,5 mil pessoas de 18 a 25 anos negociaram suas dívidas entre janeiro e julho de 2025