Sem chuvas nesta quarta-feira (1º), a Serra do Amolar, na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Acurizal, continua registrando focos de incêndio pelo quarto dia consecutivo. A intensa fumaça pode ser vista à distância na região entre Corumbá e a Bolívia.
Conforme o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o tempo está nublado na região; no entanto, sem previsão de chuva. As imagens registradas pelas equipes indicam que o fogo avança pela morraria, uma área de difícil acesso e locomoção a pé.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Na terça-feira (29), aeronaves seriam enviadas para o combate aéreo. Contudo, as condições climáticas desta manhã podem dificultar a atuação da Defesa Civil e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O monitoramento do Sistema Pantera identificou, até a tarde de terça-feira, que o fogo já havia atingido cerca de 1,7 mil hectares. A propagação das chamas se estende por uma linha de cinco quilômetros, favorecida pela velocidade do vento, baixa umidade do ar e altas temperaturas.
Reforço
O combate ao incêndio conta com o apoio do PrevFogo, do Ibama, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. No entanto, a principal dificuldade tem sido a obtenção de apoio aéreo para a operação.
O presidente do instituto, coronel Ângelo Rabelo, informou, durante participação na “Agenda Climática Pré-COP30 Bioma Pantanal”, em Campo Grande, que a senadora Tereza Cristina (PP-MS) interveio para ajudar a solucionar o impasse.
A estrutura de combate é composta por duas aeronaves da Defesa Civil, modelo Caravan, utilizadas para a dispersão de água sobre as áreas afetadas. Um helicóptero do Ibama/PrevFogo também está a caminho de Corumbá, com previsão de chegada às 12h30; em seguida, será deslocado até a Serra do Amolar para atuar no combate ao incêndio.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.