Imagine ir para a academia na qual havia pagado um plano anual e dar de cara com a unidade fechada, sem aviso prévio. Pois foi isso que aconteceu com alunos matriculados na Big Gym, da Avenida Eduardo Elias Zahran, em Campo Grande. A promessa seria de retorno nesta quarta-feira (10), no entanto, a unidade esvaziou o prédio, em meio à escassez de informações aos alunos.
Uma aluna, que preferiu o anonimato, conta que a unidade havia fechado no dia 28 de agosto sob a justificativa de manutenção interna. Em um recado simples, em uma folha A4, a administração dizia: “De modo emergencial, entramos em manutenção interna até o dia 10 de setembro. Pedimos que realizem os seus treinos em outras unidades da rede”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“No último sábado (6), comerciantes e moradores próximos relataram ter visto um caminhão-guincho retirando os aparelhos da unidade. Um dia antes do fechamento, alunos afirmam que o setor comercial da academia ainda estava vendendo pacotes anuais, mesmo com o encerramento das atividades já previsto pela administração.”
Sem informações
A aluna procurou o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da rede na tentativa de obter mais informações, mas em vão. Em uma conversa de WhatsApp, ela desabafou, dizendo que precisavam de informações claras e verdadeiras sobre o fechamento da empresa.
“Aqui somos uma empresa terceirizada responsável pelo atendimento online da rede. A diretoria não nos passou informações”, disse o SAC em seu retorno.
O SAC da rede não responde aos clientes, enquanto nas redes sociais da Big Gym os comentários de alunos questionando a situação estão sendo apagados ou ocultados. Até o momento, não há nenhuma explicação oficial sobre cancelamentos, reembolsos ou estornos dos valores pagos.

‘Sumiram na surdina’
Outro aluno, que também prefere o anonimato, diz que frequentava a academia desde maio deste ano, pagando um plano de 12 vezes no cartão de crédito.
“Foi uma promoção que realizaram e, ainda, me ofereceram um smartwatch de brinde. Na época, muita gente entrou na academia por causa desta promoção. Isso há pelo menos três meses. Mas fugiram na surdina, retiraram todos os equipamentos de dentro da academia. Se você pesquisar Big Gym no Google Maps, não aparece mais a unidade da Zahran.”
Também pelo SAC, o aluno foi informado de que o setor não foi comunicado sobre o fechamento da unidade e que os estornos seriam possíveis em caso de encerramento das atividades.
Portanto, os alunos registraram denúncias no Procon-MS e devem ingressar com uma ação coletiva por interrupção de serviços contratados, falta de transparência e possível prática abusiva.
A reportagem tentou contato pelo SAC da unidade, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para um posicionamento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.