Pular para o conteúdo
Política

Projeto da OAB-MS desobriga autenticação de documentos para órgãos estaduais

Ideia é desburocratizar atendimentos
Arquivo -

Um projeto idealizado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e apresentado pelo deputado Enelvo Felini () que desobriga a autenticação de documentos em órgãos estaduais foi aprovado em primeira votação na Assembleis Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (03).

A ideia é conceder poderes aos advogados constituídos para procederem a autenticação de cópias de documentos em autos de procedimentos administrativos em que atuarem perante os órgãos estaduais. Pessoas que também precisarem usar o serviço poderão somente apresentar o documento original, sem precisar pagar a taxa de autenticação ao cartório, caso a lei seja aprovada em segunda votação e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Isso faz com que todo o serviço público estadual seja desburocratizado e desonera o contribuinte da autenticação quando o documento for para fazer um requerimento, por exemplo, a algum órgão estadual. A proposta valoriza o trabalho do , que já faz esse tipo de representação perante a Justiça estadual, e tem cunho social, porque beneficia o cidadão”, explicou o presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche.

A sessão foi suspensa para a explicação do projeto pelo presidente da Ordem e, após o retorno, a ideia foi aprovada por 19 votos a favor e nenhum contrário.

Também foram aprovados em segunda discussão o Projeto de Lei 203/2017, de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB), que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.132, de 5 de dezembro de 2011, a qual dispõe sobre a afixação de placas informativas em brinquedos e atrações existentes em parques de diversões no Estado de Mato Grosso do Sul e o PL 8/2018, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), que dispõe sobre correção monetária dos valores das modalidades licitatórias em todo o Estado. A matéria recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração e de Finanças e Orçamento.

Em primeira discussão, foi aprovado o PL 165/2017, de autoria do deputado Maurício Picarelli (PSDB), que estabelece medidas protetivas e procedimentos para os casos de violência contra os servidores do quadro da Secretaria de Estado de Educação lotados nas escolas públicas estaduais. E o PL 267/2017 , do deputado Renato Câmara (PMDB), que dispõe sobre a validade e procedimentos pertinentes à emissão de notas fiscais por pescadores profissionais em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carros colidem em tentativa de ultrapassagem na Tamandaré

São Paulo mostra mais futebol, mas é derrotado pela LDU e terá de virar no MorumBis

Advogado que tentou matar argentino em semáforo é transferido ao Presídio Militar

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Seleção masculina cai para a 6ª posição do ranking de seleções da Fifa

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

intensa. Seja você fã da Premier League, da Série A, da La Liga ou de campeonatos menos conhecidos, o TipStrike é a ferramenta certa para entender melhor o esporte que move paixões em todo o planeta.

Esportes

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

A derrota foi com parciais de 21 a 25, 21 a 25, 25 a 19 e 29 a 27

Loterias

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Prêmio acumulou e irá para R$ 40 milhões

Polícia

52 quilos de cocaína escondidos em cabine de caminhão são apreendidos em São Gabriel

O caminhoneiro foi preso e levado à delegacia em São Gabriel do Oeste