Pular para o conteúdo
Política

Ibope: Bolsonaro chega a 41% dos votos válidos; Haddad, 25%

Na véspera da eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) cresceu três pontos porcentuais e chegou a 41% das intenções de votos válidos na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na noite deste sábado, 6. Favorito para conquistar a segunda vaga em um eventual segundo turno, o petista Fernando Haddad tem 25% dos válidos, três pontos a menos do que na pesquisa […]
Arquivo -

Na véspera da eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) cresceu três pontos porcentuais e chegou a 41% das intenções de votos válidos na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na noite deste sábado, 6. Favorito para conquistar a segunda vaga em um eventual segundo turno, o petista Fernando Haddad tem 25% dos válidos, três pontos a menos do que na pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira.

Para vencer no primeiro turno, Bolsonaro precisaria de 50% dos votos válidos mais um – ou seja, isso só seria possível com a conquista de mais nove pontos porcentuais no dia da votação.

Em um segundo turno, se ele ocorresse neste momento, o placar seria de 52% a 48% para Bolsonaro, nos votos válidos. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, há empate técnico no limite da margem de erro. Isso significa que há uma pequena chance de eles estarem empatados, mas a maior probabilidade é que o candidato do PSL esteja na frente.

Se Ciro Gomes (PDT) conseguisse chegar ao segundo turno, ele teria hoje 52% em um confronto com Bolsonaro, e este ficaria com 48% – também haveria empate no limite da margem.

Com a polarização entre Bolsonaro e Haddad, seus principais adversários não tiveram espaço para crescer na reta final: Ciro oscilou de 12% para 13% dos válidos e ficou com pouco mais da metade da votação de Haddad. Geraldo Alckmin (PSDB) se manteve com 8%, e Marina Silva (Rede) passou de 4% para 3%.

Nos votos totais, ou seja, levando-se em conta os brancos e nulos, Bolsonaro subiu quatro pontos desde a quarta-feira, de 32% para 36%, enquanto Haddad oscilou de 23% para 22%. Na simulação de segundo turno com votos totais, o candidato do PSL teria 45%, e o do PT, 41%. Nulos e brancos seriam 12%, e os indecisos, 3%.

Rejeição a Bolsonaro e Haddad permanece no mesmo patamar

A rejeição a Bolsonaro e a Haddad permaneceu no mesmo patamar da pesquisa anterior. Enquanto a do candidato do PSL oscilou de 42% para 43%, a do petista passou de 37% para 36%.

Atrás deles, a maior rejeição é a de Marina Silva, em quem 22% dos eleitores não votariam “de jeito nenhum” — oscilação de um ponto para baixo em comparação com o último levantamento. Alckmin (16%) e Ciro (15%) oscilaram um ponto para baixo e aparecem na sequência.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores nos dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo Nº BR-01537/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista é socorrido após acidente no Centro de Campo Grande

incorporadora

Servidor do TJMS é demitido após ser condenado por estupro: ‘Incompatível’

Paulinho da Força deve ser relator da anistia; plano é substituir indulto por redução de penas

O calor ‘tá de matar’? Confira seis dicas eficazes para driblar temperaturas de 40°C em MS

Notícias mais lidas agora

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

‘Vai fazer falta’: trabalhadores lotam despedida de Cipriano, morto na Duque de Caxias

Últimas Notícias

Cotidiano

Serra da Bodoquena: fogo resiste em áreas onde nem brigadistas conseguem chegar

Nesta quinta-feira, são poucos focos de incêndio, mas o terreno íngreme dificulta o combate e facilita o retorno das chamas

Polícia

Mulher é agredida com paulada e mordida no rosto pelo ex em Campo Grande

Agressor fugiu após as agressões na madrugada desta quinta-feira (18)

Brasil

SP: tubulação cai, atinge residência e esmaga idosa

Idosa não resistiu aos ferimentos; Polícia investiga a morte

Cotidiano

É Fake: prefeitura alerta para golpe do “Jovem Aprendiz Militar” em Campo Grande

O falso programa promete inúmeros benefícios como salário fixo, vale-alimentação, férias e até aposentadoria