O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deve bater o martelo nesta terça-feira sobre seu futuro político em uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse uma fonte sobre o teor do encontro.

De acordo com agenda de Lula, a reunião está marcada para as 15h. A expectativa é de que Meirelles deixe a instituição, abrindo caminho para que concorra a um mandato nas eleições de outubro.

Na noite de sexta-feira, Meirelles tratou de seu futuro político com Lula, mas a conversa não foi conclusiva, segundo afirmou outra fonte, do alto escalão do governo.

No encontro, ocorrido em São Paulo, o presidente Lula reiterou a preferência por Meirelles continuar à frente do BC até o fim de seu mandato, mas não fez apelo nenhum.

Segundo o interlocutor de Lula, que pediu anonimato, o presidente do BC teria se mostrado ainda indeciso em relação a seus próximos passos.

Na percepção de analistas e de integrantes do próprio governo, Meirelles poderia optar por deixar o BC para manter aberta a possibilidade de concorrer a um mandato nas eleições de outubro.

Questionado no início da noite desta segunda-feira por jornalistas se Meirelles deixaria o BC, Lula disse que “esta é uma pergunta que só ele pode responder”.

A agenda de Meirelles, disponibilizada no site do BC, contempla compromissos até quarta-feira, nenhum deles público.

Meirelles pode optar a concorrer pelo Senado Federal, como pressiona o PMDB de Goiás, ou ficar no banco de reserva para composição como vice na chapa de Dilma Rousseff (PT).