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Saúde

De triagem a diagnóstico, conheça os atendimentos à distância oferecidos pelo SUS em MS

Telessaúde já realizou mais de 98 mil atendimentos remotos no Estado desde 2024
Idaicy Solano -
Atendimento remoto é oferecido gratuitamente pelo SUS (Divulgação, Governo de MS)

Desde a sua implementação em 2024, o serviço de telessaúde registrou 98.293 atendimentos em . A modalidade garante acesso a uma série de atendimentos médicos, principalmente nas regiões mais distantes do Estado. Além disso, novas modalidades de telessaúde vem sendo implementadas pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) para facilitar o atendimento remoto.

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Do total de atendimentos, 3.186 foram teleinterconsultas, distribuídas em 29 municípios, com destaque para , que registrou 388 atendimentos.

A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, explica que a tecnologia tem sido aliada na implementação de modalidades como teleconsultoria, telediagnóstico e telemonitoramento, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, Rosângela afirma que o intuito é expandir as modalidades de telessaúde em todas as regiões do estado.

“A telessaúde tem sido uma ferramenta que ajuda a superar distâncias e a ampliar o acesso à saúde. Temos trabalhado para garantir que a população, especialmente nos pontos mais distantes, tenha acesso a atendimentos médicos de qualidade”, afirma.

Atendimentos ofertados pelo SUS

As modalidades que podem ser ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por intermédio da Telessaúde estão previstas na Portaria 3.691, de 23 de maio de 2024, do Ministério da Saúde. Abaixo, você confere os atendimentos que já estão disponíveis no Estado.

Teleconsultoria: suporte oferecido pelos profissionais de saúde, para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (realizada com interação simultânea dos participantes, seja por telefone, videoconferência ou outra ferramenta de conversa instantânea) e assíncrona (com troca de mensagens via aplicativos, mesmo off-line);

Teletriagem: interação remota entre profissional de saúde e paciente para determinar a prioridade e o tipo de atendimento necessário, com base na gravidade do estado de saúde do paciente;

Teleconsulta: consulta remota, para a troca de informações clínicas, laboratoriais e de imagens entre profissional de saúde e paciente, com possibilidade de prescrição e emissão de atestados;

Telediagnóstico: serviço prestado à distância, geográfica ou temporal, com transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por profissional de saúde;

Telemonitoramento: interação remota realizada sob orientação e supervisão de profissional de saúde envolvido no cuidado ao paciente para monitoramento ou vigilância de parâmetros de saúde;

Teleinterconsulta: interação remota para a troca de opiniões e informações clínicas, laboratoriais e de imagens entre profissionais de saúde, com a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, facilitando a atuação interprofissional;

Teleducação: aulas, cursos, fóruns de discussão, palestras, reuniões de matriciamento e seminários;

Telerregulação: atividades de controle, gerenciamento, organização e priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no SUS, com atuação articulada com os demais serviços de telessaúde, contribuindo tanto para o aumento da resolubilidade quanto para a redução dos tempos e filas de espera;

Teleorientação: ação de conscientização sobre bem-estar, cuidados em saúde e prevenção de doenças, por meio da disseminação de informações e orientações em saúde direcionadas ao cidadão.

Especialidades atendidas em teleconsultoria

  • Infectologia 
  • Dermatologia 
  • Saúde do trabalhador 
  • Pediatria 
  • Nefrologia 
  • Clínica médica 
  • Genética 
  • Hematologia 
  • Psiquiatria 
  • Otorrinolaringologia 
  • Endocrinologia 
  • Estomatologia

Para mais informações ou para agendar um atendimento remoto, para acessar o portal de telessaúde de Mato Grosso do Sul.

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