Pular para o conteúdo
Saúde

Ansiedade causada pela pandemia aumenta casos de DTM, saiba como identificar e tratar

Casos de disfunções na articulação da boca disparam e revelam o efeito nocivo no corpo causado pelo estresse da pandemia
Arquivo -

Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas da ATM. A dor na articulação temporo-mandibular (ATM) é relatada como algo latejante e desconfortável. Ela pode ser súbita ou começar suavemente e se tornar cada vez mais intensa, mas há de se prestar atenção, pois os sintomas costumam variar, dependendo da causa.

Com a pandemia, os números de casos de ATM subiram muito em todo país, como causas principais estão o estresse, a ansiedade e outros distúrbios psicológicos que refletem fisicamente na articulação da boca. O Jornal Midiamax conversou com o especialista em disfunções da ATM, ronco e apneia, Dr. Victor Ferzeli, com 40 anos de profissão e cursos realizados em vários países, que comenta sobre este fenômeno que tem tirado o sono de muita gente.

Pandemia e ATM

“Uma situação muito encontrada nesses momentos de pandemia foi uma elevação muito grande na quantidade de pacientes com disfunção da ATM. Isso porque a grande maioria desses pacientes somatizam seu emocional na boca, apertando seus dentes e, ao fazer isso, acabam hiper ativando os músculos elevadores da mandíbula, de tal forma a desenvolverem dores nesses músculos, principalmente os músculos temporal e masseter, responsáveis pela sintomatologia de dores de cabeça e cansaço muscular na mastigação. Quando isso se cronifica, durante muito tempo, o paciente acaba deformando uma cartilagem dentro da articulação e, por conta disso, fazendo barulhos articulares ao abrir a boca, trazendo processos degenerativos dentro desta articulação”, explica o Dr. Victor Ferzeli.

Além do estresse e ansiedade, outras causas mais comuns da ATM são o apertamento dental, hábitos parafuncionais como mascar chicletes, roer unhas, entre outros. A boa notícia é que existem tratamentos excelentes para cuidar das disfunções da ATM, atuando com eficácia nas dores e, em 3 meses, é possível ser encontrada uma solução.

Placa de Estabilização Mioarticular (Foto: Leandro Marques / Jornal Midiamax)

Um dos tratamentos mais modernos para combater as dores da ATM é o uso dos aparelhos de estabilização mioarticular, que aliviam a tensão na articulação. Esses tratamentos, na grande maioria das vezes, não são invasivos, porém se demorar no cuidado é possível que o paciente necessite de tratamentos que invadam a articulação, ou até a cirurgia.

“Esses tratamentos encontram-se resultados logo nos primeiros dias, para a maioria dos pacientes, mas pode se estender a até 3 meses a solução total dos sinais e sintomas das disfunções da ATM”, garante o Dr. Victor Ferzeli. Outros recursos utilizados são ressonâncias magnéticas e tomografias, que também são utilizadas em alguns casos.

Para os que não suportam mais passar pelas dores da ATM e querem solucionar de uma vez por todas, basta procurar a Clínica Ferzeli, pioneira na área de Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular e dores Orofaciais. Há quase quatro décadas em , a Clínica oferece o que existe de melhor para os seus pacientes, com tratamento especializado e humanizado.


Clínica Ferzeli (Foto : Reprodução)

A Clínica Ferzeli fica na Rua Pedro Celestino, 2130, agende sua consulta no telefone (67) 3325-6292.
Redes Sociais: @ferzeliclinica (Instagram), Clínica Ferzeli (Facebook), Clínica Ferzeli (YouTube) e @victorferzeli.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
terenos psdb

Vereadores se calam sobre prefeito do PSDB preso e operação em Terenos

MPF pede suspensão de concurso da Marinha

dolar

Dólar fecha em alta com receio de sanções americanas após julgamento de Bolsonaro

Após matar sogra, homem tentou vender celular e bolsa da vítima

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Operação contra ferros-velhos leva duas pessoas para a delegacia em Campo Grande

Últimas Notícias

Loterias

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

68 apostas acertaram cinco dezenas

Trânsito

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Após o tombamento, o condutor morreu preso nas ferragens

Brasil

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

O projeto também determina que se o crime resulta em lesão ou morte de animal

Cotidiano

Carreta da Justiça atende 380 pessoas em Paranhos

A equipe da Carreta da Justiça realizou um total de 113 atendimentos