Pular para o conteúdo
Saúde

Anvisa libera testes de vacina chinesa contra o novo coronavírus

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na sexta-feira (3), a realização de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. O pedido de liberação, feito pelo Instituto Butantan, foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, no dia 11 de junho. Em nota, a Anvisa diz que os […]
Arquivo -
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na sexta-feira (3), a realização de testes da contra o novo desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. O pedido de liberação, feito pelo Instituto Butantan, foi anunciado pelo governador de , João Doria, no dia 11 de junho. Em nota, a Anvisa diz que os testes devem ser desenvolvidos em diferentes locais do Brasil.

A vacina CoronaVac, produzida a partir de cepas inativadas do novo coronavírus, está na terceira fase de testes, quando a vacina já pode ser administrada a um número maior de pessoas. O estudo clínico envolverá 9 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, , Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte delas receberá a vacina e outro grupo deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpos para proteção contra o vírus.

A Anvisa afirma que os estudos da primeira e segunda fases, realizados em humanos saudáveis e em animais, mostraram segurança e capacidade de provocar resposta imune “favoráveis”.

Na segunda-feira, 29, o Instituto Butantan disse que, após o aval da Anvisa, o programa de testagem ainda terá de passar por um conselho ético que vai validar a metodologia da testagem em humanos. Segundo a assessoria do instituto, a validação poderá ser feita pelo Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), ligada ao Ministério da Saúde, ou pela CAPPesq (Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa), que é vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

O custo da testagem é estimado em R$ 85 milhões e prevê a transferência de tecnologia para que a vacina chinesa possa ser produzida no Brasil. Esta é a segunda vacina a receber autorização para testes no País. Em junho, a Anvisa liberou a realização de ensaios clínicos de uma vacina produzida na de Oxford, na Inglaterra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista que atropelou e matou menina de 4 anos na fronteira com MS é indiciado

Presidente da Câmara de Terenos alega ‘desconhecimento’ de acusação e silencia sobre operação

ribeirinhos corumbá

Justiça Itinerante Fluvial atenderá comunidades ribeirinhas do rio Paraguai na próxima semana

Brasil descobriu a cura para tetraplégicos? Entenda remédio que pode revolucionar a Ciência

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Caminhoneiro morto em acidente na BR-262 em MS era do Rio Grande do Sul

Últimas Notícias

Polícia

Carreta roubada é recuperada na MS-162 e motorista liberto de cárcere privado

A vítima estava presa na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais

Transparência

Eleitores ficam abalados após operação que prendeu prefeito de Terenos e expôs escândalo de corrupção

Quem conhecia Henrique Budke há anos ficou surpreso com a prisão

Cotidiano

Abram as janelas: fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

O fumacê é utilizado para conter a proliferação do mosquito da dengue

Trânsito

Vai viajar? Veja os trechos interditados da BR-163 nesta quarta-feira em MS

Rodovia tem dez pontos de desvio e 23 funcionando em esquema “Pare e Siga” em Mato Grosso do Sul, segundo a concessionária Motiva Pantanal