Pular para o conteúdo
Saúde

MS vacina 70,7% do público-alvo contra gripe e não alcança meta

411.843 pessoas do chamado público-alvo
Arquivo -
Vacinação a principal forma de combate, mas cuidados como higiene são também importantes, como higiene (Arquivo, Midiamax)

411.843 pessoas do chamado público-alvo

Mato Grosso do Sul não alcançou a meta de vacinar 80% do público-alvo contra durante a campanha que ocorreu do dia 30 de abril até esta sexta-feira (20). De acordo com o Ministério da Saúde, 411.843 pessoas do também chamado grupo de risco foram vacinadas.

O total de doses aplicadas não contabiliza o público alvo com patologias, presos e trabalhadores do sistema prisional. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, foram entregues 722.200 vacinas e a meta em MS era de vacinar 667.922 pessoas.

As pessoas do público-alvo são as com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde.

Já a nível nacional, a meta foi atingida e indica que 41,1 milhões de brasileiros (81,5% do público-alvo) já se protegeram contra a doença.

Mortes por gripe

Até agora a gripe já matou 20 pessoas em Mato Grosso do Sul em 2016. Só em , foram 6 mortes por Gripe A e uma por Gripe B. Mesmo assim, as autoridades dizem que as doenças não oferecem risco de surto. Só que a população não pensa assim. Com as recentes mudanças no clima, resfriados e gripes comuns têm levado centenas ao desespero. Faltam vacinas nas clínicas particulares leitos e até remédios.

O Governo de Mato Grosso do Sul emitiu nota nesta sexta-feira (20), dizendo que a Prefeitura de Campo Grande deve se explicar com a população sobre falta de vacinas contra a Gripe A, já que segundo o texto, o executivo repassou para a Capital 8 mil doses a mais que o recomendado pelo Ministério da Saúde.

Estado x Prefeitura da Capital

“Se as autoridades municipais de Campo Grande estão alegando que faltam vacinas contra a gripe H1N1, elas é que precisam explicar à população o motivo pelo qual o público-alvo não recebeu o medicamento, uma vez que a prefeitura recebeu uma quantidade de doses maior do que foi estipulada pelo Ministério da Saúde”, diz o texto.

O Governo alega que documento do Sies (Sistema de Insumos Estratégicos), do Ministério da Saúde, determina que a Capital receba 186.800 doses e que a secretaria estadual entregou para o município 196 mil doses.

Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a determinação do Sies não leva em conta lei municipal e estadual que obriga que profissionais da educação entrem no grupo de risco e também recebam a dose da vacina

Além disso, o município diz que algumas ampola com indicação de 10 ml, na verdade continham 9 ml do produto aplicado, fato que provocou uma quebra de vacina. Ainda de acordo com a Sesau, o próprio Estado detectou a falha na quantidade informada.

Nesta quinta-feira (19), ofício da Prefeitura acionou o MPF na tentativa de conseguir mais 6 mil doses de vacina contra a gripe junto ao Governo Federal. Como justificativa, o município alegou repasse insuficiente do Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de jovem é encontrado em córrego no Guanandi em Campo Grande

Voltada à prevenção de câncer, Campo Grande recebe carreta da Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Ainda em busca de patrocínios, Pantanal Vôlei confirma participação na Superliga B

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Notícias mais lidas agora

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: o que se sabe

radares

Notou a falta de radares? Campo Grande inicia substituição de aparelhos em 30 dias

Drogas que seriam enviadas pelos Correios são apreendidas pela polícia em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Limite de padrinhos e músicas proibidas? Saiba se mudanças no casamento católico são reais ou não

Publicações de cerimonialistas sobre regras atualizadas em casamentos circularam nas redes sociais

Polícia

Com longa ficha corrida, homem é preso por roubos de veículos em série em Campo Grande

Preso de 28 anos é reincidente e possui cerca de 70 registros criminais, principalmente por roubos e furtos de veículos.

Mundo

Putin reconhece culpa da Rússia em queda de avião da Embraer

Explosão com aeronave resultou na morte de 38 pessoas

Política

Nelsinho diz que acordo da União Europeia com Mercosul é ‘fundamental para alavancar economia’

O presidente do Senado da Itália compareceu ao Senado brasileiro