Cultura, educação e lazer lado a lado. Nos dias 16 e 17 de maio, a Rua Francisco Cândido Xavier, em frente ao Horto Florestal, será transformada em um grande espaço de encontros e experiências durante a Semana S do Comércio. A ação, promovida pelo Sistema Comércio — por meio do Senac, Sesc e Fecomércio-MS — faz parte de um movimento nacional, com atividades acontecendo simultaneamente em todas as capitais brasileiras.
Em Campo Grande, a programação não ficará restrita às ruas: os espaços do Senac Hub Academy e o Sesc Teatro Prosa estarão abertos ao público com atividades voltadas à educação profissional, cultura, lazer e gastronomia. Mais do que uma mostra de serviços, a proposta da Semana S é colocar a população em contato direto com tudo o que o Sistema Comércio oferece de forma acessível, inclusiva e transformadora.

A rua será fechada para receber tendas, food trucks e intervenções artísticas, enquanto os ambientes internos do Senac e do Sesc oferecerão palestras com nomes de peso, oficinas práticas, debates, espetáculos culturais e vivências educativas para diversos perfis.
“Acreditamos que essa integração no espaço público reforça a importância do nosso setor para o desenvolvimento econômico e social do Mato Grosso do Sul, conectando pessoas e impulsionando o nosso futuro”, explica o Presidente da Fecomércio, Edison Araújo.
A programação combina formação profissional com acesso à arte e ao entretenimento, mostrando o papel do Sistema Comércio como motor de desenvolvimento e bem-estar social.
O evento também deve receber caravanas vindas do interior do estado, ampliando ainda mais o alcance das ações e democratizando o acesso à programação.
Destaques da programação:
Palestras magnas com nomes nacionais
Samy Dana, Juan Pablo Boeira, Tony Ventura e Rafael Cortez sobem ao palco com conteúdos sobre economia, inovação, tecnologia e comunicação inteligente.
Oficinas práticas para quem quer evoluir na carreira
De liderança a programação, de finanças a comunicação — para áreas como negócios, tecnologia, saúde, educação, marketing e empreendedorismo.

Música, dança e cultura
Show com Patrícia & Adriana, além de apresentações com talentos locais e intervenções artísticas durante todo o evento, como o Espetáculo “Habitat” com Bacae Dança (GO), no dia 16, para a programação infantil “O Melhor Show do Mundo… Na minha opinião”, com o Palhaço Ritalino (PR), com classificação livre, às 16h no dia 17.
Ainda no segmento musical terá no dia 16, apresentação da Orquestra Jovem Sesc MS às 18 horas e Voz e Violão com Jacqueline Costa, às 17 horas. E no mesmo horário, mas no dia 17, o evento conta com a voz e violão de Caio Mendes.
“A Semana S é um exemplo de como a cultura e o conhecimento podem impulsionar o desenvolvimento local. Ao ocuparmos o espaço público com experiências que unem arte, educação e empreendedorismo, contribuímos não só para a valorização da nossa identidade sul-mato-grossense, mas também para o fortalecimento da economia criativa e do comércio regional”, afirma o diretor regional do Sesc MS, Vitor Mello.
Food trucks e Carreta Escola de Gastronomia
Uma verdadeira trilha gastronômica, com sabores diversos para curtir o evento do começo ao fim — incluindo a presença da Carreta Escola do Senac, experiências formativas sobre o universo da gastronomia profissional.
“É uma forma de mostrar que o Sistema Comércio vai além da sala de aula ou do atendimento. Estamos nas ruas, nos palcos, nos debates e nas histórias de quem faz o Mato Grosso do Sul crescer todos os dias”, destaca a diretora regional do Senac, Jordana Duenha.
A Semana S do Comércio é uma realização da Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com o Sistema Comércio MS — formado pela Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS e Sindicatos Empresariais. A proposta é valorizar o setor de comércio de bens, serviços e turismo, promover o desenvolvimento local e oferecer experiências transformadoras aos participantes.