River Plate e Peñarol são punidos com jogos sem torcida na Libertadores 2025

A Copa Libertadores 2024 chegou ao fim, com o título do Botafogo diante do Atlético Mineiro. Porém, a edição 2025 está gerando polêmicas, já que dois gigantes do futebol sul-americano, River Plate e Peñarol, foram punidos. Trata-se de River Plate e Peñarol, duas equipes de peso não apenas do futebol sul-americano, mas também mundial. Para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Andi from Pixabay

A Copa Libertadores 2024 chegou ao fim, com o título do Botafogo diante do Atlético Mineiro. Porém, a edição 2025 está gerando polêmicas, já que dois gigantes do futebol sul-americano, River Plate e Peñarol, foram punidos.

Trata-se de River Plate e Peñarol, duas equipes de peso não apenas do futebol sul-americano, mas também mundial. Para quem acompanha as movimentações dos clubes na Libertadores, o Betmotion oferece muitos mercados de palpites. Saiba quando apostar e quando parar.

A punição imposta aos gigantes é atuar em jogos da Libertadores 2025 com portões fechados, o que prejudica as equipes.

Entenda a situação

A Conmebol puniu River Plate e Peñarol por uso massivo de pirotecnia em duelos da Libertadores 2024. O River recebeu uma multa de 100 mil dólares (R$ 605 mil) e terá que disputar uma partida com portões fechados. 

Já o Peñarol recebeu a multa de 263 mil dólares (R$ 1,5 milhões) e não contará com torcedores durante toda a primeira fase, já que recebeu três jogos de punição.

O River Plate foi multado devido ao uso de pirotecnia no jogo de volta contra o Atlético Mineiro pela Copa Libertadores. Além disso, teve um agravante, já que na inspeção no estádio foi localizado fogos de artifício, fechando parte do Monumental temporariamente.

O Peñarol utilizou excessivamente pirotecnia durante os jogos do mata-mata, especialmente na volta da semifinal contra o Botafogo, em casa cheia, mas não conseguiu reverter a desvantagem de 5 a 0.

A CONMEBOL busca maior rigidez no controle e conscientização sobre os riscos do uso de pirotecnia em eventos esportivos, que pode comprometer a segurança.

Dessa forma, as duas equipes de futebol perdem muito, já que os torcedores ficam de fora e, com isso, não podem incentivar os times em campo. Além disso, existe prejuízo financeiro ao jogar com portões fechados.

No caso do Peñarol, a punição de três jogos com portões fechados abrange toda a primeira fase, tornando o grupo mais complicado, com três jogos fora de casa e três sem o apoio do torcedor.

Deyverson também é punido

O centroavante do Atlético Mineiro, Deyverson, também foi punido pela CONMEBOL. No duelo diante do River Plate, na volta da semifinal, o jogador brasileiro provocou os torcedores, colocando protetores auriculares ao ser substituído. 

Além disso, ironizou supostos atos racistas enquanto se dirigia ao banco de reservas, o que gerou controvérsias. Por fim, o jogador também fez um gesto simulando uma camisa do Boca Juniors, maior rival do River Plate, o que deixou os torcedores dos mandantes revoltados.

As provocações foram desaprovadas pela CONMEBOL, mas Deyverson não será suspenso em 2025.

Conteúdos relacionados