Pular para o conteúdo
Publieditorial

Ecossistema Dakila discute parceria estratégica com importante cidade chinesa

Eser -
Foto 1 - Da esquerda para a direita, Kezia Miranda_ Nilo Santiago e Alex Oliveira

O Instituto de Conhecimento e Pesquisa – ICP, que integra o Ecossistema Dakila, tem participado ativamente das tratativas para estabelecer uma parceria estratégica com o governo da cidade de Zhuhai, na China. A iniciativa inaugura uma nova fase de cooperação bilateral entre Zhuhai e o Brasil, e abre oportunidades concretas de desenvolvimento tecnológico, científico, educacional e comercial para todo o Ecossistema Dakila.


Zhuhai é uma moderna cidade chinesa, com pouco mais de um milhão e meio de habitantes, localizada na Província de Cantão, ao sul da China. Foi uma das primeiras Zonas Econômicas Especiais daquele país, a partir de 1980. Zhuhai é também conhecida pelos diversos pontos turísticos, resorts de golfe, parques temáticos e ilhas. Possui uma rua apenas para pedestres e uma variedade de shoppings, sendo a cidade muito procurada para compras por conta de uma série de mercadorias isenta de impostos.


Nos últimos dias, durante a Conferência de Intercâmbio Econômico e Comercial entre China (Hengqin e Macau) e Brasil (São Paulo), foram discutidas propostas de intercâmbio institucional, investimentos em pesquisa e inovação, bem como a viabilização de projetos conjuntos nas áreas de ciência, energia limpa, agricultura regenerativa e desenvolvimento sustentável. A cidade de Zhuhai, conhecida por seu potencial logístico e tecnológico, demonstrou forte interesse em estreitar os laços com o Brasil, enxergando no Ecossistema Dakila um parceiro visionário e com ampla capacidade de mobilização.

O Ecossistema Dakila foi representado nesse importante evento por Alex Oliveira, Chief Operating Officer, do BDM Bank; Kezia Miranda, Chief Legal Officer do BDM Bank; e Nilo Santiago. Segundo Alex Oliveira, do BDM Bank, o evento foi bastante produtivo e, na ocasião, foi possível estabelecer contatos com bancos chineses o que pode atrair excelentes negócios e parcerias no futuro.

“O BDM traz em seu bojo a proposta de descentralizar a economia. Trazer o total controle disso para a pessoa e a China tem muito a contribuir com isso, à medida que é um forte integrante dos BRICS, grupo que vem contribuindo muito com a desdolarização a economia mundial – e isso é muito positivo”, concluiu.


O presidente do ICP, Nilo Santiago, vem atuando de forma decisiva nesse contexto, o que representa não apenas um avanço nas relações sino-brasileiras, mas também a consolidação do ICP e Dakila como agentes diplomáticos de conhecimento, pesquisa, ciência e inovação. Esse movimento inicial em Zhuhai cria um canal permanente para que empresas, institutos e iniciativas ligadas à Dakila possam internacionalizar suas ações e acessar o mercado asiático com apoio institucional e governamental.

Essa aproximação estratégica simboliza o compromisso do ICP e do Ecossistema Dakila com a construção de pontes globais baseadas na ciência, no conhecimento compartilhado e na prosperidade mútua, comemora Nilo Santiago.

Foto 2 – Evento em São Paulo aproxima China e Brasil

Turista de negócios

Radicado em Brasília, Nilo Santiago é bastante conhecido por deter o recorde, reconhecido no ano de 2020, de maior empresário brasileiro de negócios. Ele já visitou e fez negócios em mais de 100 países diferentes, chegando a todos os continentes. Esteve em países como China, Vietnã, Tailândia, Índia, Japão, Filipinas, Omã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Angola, Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana, Antígua e Barbuda e Antilhas Holandesas. O recordista também visitou Punta Cana, Panamá, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Itália, Bielorrússia, Portugal, Suíça, Alemanha, Austrália, New Guiné, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia, Venezuela, Bolívia, Bahamas, Haiti, Jamaica, Barbados, Ilha de São Domingos, Key West, entre outros.

 
Diante disso, o próximo passo será a participação do ICP-Dakila no C-PLPEX – Exposição Econômica e Comercial China/Países de Língua Portuguesa, marcado para mês de outubro deste ano, em Macau. O evento é organizado pelo governo chinês, na província do país oriental que tem como língua oficial o português. Segundo Nilo, a estratégia é aproximar as empresas que compõe o Ecossistema Dakila com a economia chinesa.

De Corguinho para o mundo


Urandir Fernandes de Oliveira aponta que o processo de internacionalização de suas atividades e parcerias sempre esteve dentro do escopo de atuação do Ecossistema Dakila. As empresas que compõem o ecossistema, bem como as diversas pesquisas já chegaram a diversos países, como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Panamá, Paraguai, Argentina, Portugal e Espanha e outros.

“A aproximação com a cidade chinesa de Zhuhai consolida ainda mais Dakila como uma entidade internacional, aberta a ideias e projetos que construam e difundam conhecimento, e que tenham capacidade de negócios e parcerias benéficas à humanidade. A China é hoje um dos centros do mundo, e adotamos este projeto com entusiasmo”, finalizou Urandir.

Foto 3 – Urandir Fernandes de Oliveira, CEO de Dakila, comanda aproximação com a China.

Esta matéria é de responsabilidade do jornalista Rogério Alexandre Zanetti.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação