Pular para o conteúdo
Publieditorial

Reconhecida pela OMS, lipedema é doença crônica que exige tratamento multidisciplinar

Profissionais da saúde se reuniram, nesse domingo (30), em Campo Grande, para explicar sobre o tema e a necessidade do acompanhamento
Da Redação -
(Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

A presença significativa do público, que acompanhou a programação do Lipedema Challenge, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, nesse domingo (30), mostrou que a busca por conhecimento é cada vez maior.

Neste caso, em específico, estamos falando de uma doença crônica e que passou a ser reconhecida pela OMS, em janeiro de 2022, com o CID EF 02.2. Assim, profissionais da saúde se juntaram para explicar sobre o tema e mostrar a necessidade do acompanhamento multidisciplinar.

Conforme especialistas, por ser uma doença inflamatória, é necessária também uma alimentação anti-inflamatória. No entanto, muitos pacientes ficam com medo, achando que a nutricionista “vai tirar tudo” e não entendem que, na maioria dos casos, existe mais inclusão do que exclusão, colocando também alimentos diuréticos, já que a paciente geralmente também tem retenção.

No dia a dia, os alimentos anti-inflamatórios são frutas, as verduras, os legumes, além de trocas do carboidrato refinado para melhorar o impacto glicêmico. “É incluir os alimentos anti-inflamatórios, como o gengibre, a cúrcuma, em shots e na própria alimentação, por exemplo, se vai fazer um ovo mexido, coloca um pouquinho de cúrcumaou então em uma crepioca. São adaptações que podem valer para o resto da vida. O chá verde também, rico em polifenóis, vai favorecer o tratamento, além de ômega 3, a gordura do atum, tudo isso é muito bem-vindo”, disse a nutróloga Dra. Thaís Amstalden.

Uso do anticoncepcional e lipedema

O anticoncepcional, ainda de acordo com profissionais da saúde, pode fazer aumentar a formação da gordura no tecido adiposo, então, já é um planejamento necessário na vida da mulher. “As mulheres com essa doença precisam ser enxergadas, o diagnóstico precisa ser feito e o tratamento precisa ser instituído. E também falando sobre oscilações hormonais, na gestação, o lipedema também piora, porque a outra mulher sofre uma oscilação hormonal. E aí a doença vem com tudo, então, talvez essas mulheres que já têm esse diagnóstico, precisam essa alimentação, fazer atividade física e tentar não ganhar tanto peso na gestação e tentar barrar a doença”, alertou a endocrinologista Dra. Bianca Paraguassu.

Outro ponto hormonal da mulher é a menopausa. “Isso foi discutido, mas, infelizmente a gente não tem tantos estudos falando sobre tratamento de reposição hormonal na mulher com lipedema … tem dietas específicas que estão sendo estudadas para pacientes com lipedema e existem graus da doença, então, tem uma mulher que tem um lipedema leve, essa mulher não vai ter tanta restrição, mulheres que têm um lipedema grave, aí talvez a gente deva buscar o exercício para ela não se machucar…é necessário individualizar… cada um sabe a dor que passa e nós como médicos temos essa obrigação de acolhê-las”, argumentou Paraguassu.

Drenagem e redução imediata de dor, inchaço e medidas

A drenagem é bastante utilizada em pacientes com lipedema, que reclamam geralmente de dor e desconforto.

Assim, a técnica promove um relaxamento, melhora a circulação e a oxigenação do tecido, então, é um conjunto de tratamentos, incluindo também a alimentação anti-inflamatória e a atividade física.

Tratamento intestinal e lipedema

Quando se fala na parte intestinal, a disbiose intestinal, que é a alteração dos microorganismos que habitam no intestino, e sabendo que o lipedema é uma doença muito inflamatória, o intestino ruim faz com que o organismo seja extremamente inflamatório, então, tem muita correlação de mulheres com lipedema com queixas digestivas e intestinais.

E quando melhora o sistema digestivo, diminui a inflamação neste órgão que é tão importante e tudo isso faz reduzir a inflamação corporal como um todo. Ou seja, é preciso “olhar com carinho” para o sistema digestivo e assim diminuir a inflamação no órgão e melhorar o organismo da paciente como um todo.

Lipolinfedema e a importância da terapia compressiva

No último estágio da doença – o estágio 4 – que é o lipo lipolinfedema, já ocorre um acometimento do sistema linfático, sendo necessário a terapia compressiva (elásticas e inelásticas), além de terapias que ajudam a diminuir muito a circunferência de perna.

Cirurgia plástica

“A gente, às vezes, é a porta de entrada, porque a paciente não sabe o que tem ao certo. Ela acha que é gordura, por exemplo, que está com obesidade e pensa na cirurgia plástica. No entanto, com todos os estudos, a gente vê que o caminho é um pouquinho mais longo até chegar nesta fase final, então, precisa realmente do comprometimento da paciente, até da família, porque o familiar precisa entender que é uma doença, não adianta a mulher estar lá sofrendo com dieta, com treino, fazendo tudo certinho e a família não caminhar junto. E aí depois de tudo isso, já no estágio que não tem inflamação, a paciente então está pronta um tratamento cirúrgico. Nós fazemos um tratamento diferenciado, com técnicas”, finalizou o cirurgião plástica, Dr. Gabriel Rahal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

VÍDEO: Idoso é socorrido pelo Samu após desmaiar dentro de ônibus em Campo Grande

Homem é resgatado com vida após 125 horas soterrado nos escombros em Mianmar

Campo Grande irá sediar etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Homem é apedrejado e esfaqueado após cobrança de dívida em Três Lagoas

Últimas Notícias

Mundo

Ministra afirma que Reino Unido não quer ‘agir com pressa’ sobre tarifas de Trump

Presidente dos EUA deve anunciar tarifas contra diversos países nesta quarta (2)

Brasil

Mulher é presa após descumprir tornozeleira eletrônica 72 vezes em Alagoas

Suspeita teria saído de caso 50 vezes e desligado o dispositivo 22 vezes

MidiaMAIS

Com modelos e cores variadas, aluguel de barracas vira febre em festas do pijama em Campo Grande

Barracas personalizadas são o destaque em festas do pijama e em área kids de festas de casamento

Transparência

Anel viário em trecho de Bonito pode custar até R$ 51,2 milhões

Obra deve ter 7,6 km de extensão