Pular para o conteúdo
Publieditorial

Em apoio a municípios em processos de compras públicas, Sebrae e Governo do Estado lançam Agiliza MS

Instituições também assinaram Termo de Cooperação para fomentar o municipalismo e cooperar para o desenvolvimento econômico do Estado
Conteúdo de Marca -

Para oferecer aos municípios de Mato Grosso do Sul apoio técnico e atualização na gestão dos processos das compras públicas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e em parceria com o Sebrae/MS, e apoio da Fundação Escola de Governo de MS (Escolagov) e Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), realizaram o lançamento do programa “Agiliza MS – Facilidade em Gestão de Compras Públicas”. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (19), no Gran Murano Buffet em Campo Grande, reunindo um público de mais de 420 pessoas, de 52 municípios.

O objetivo da ação é oferecer às cidades de Mato Grosso do Sul suporte na gestão dos processos das compras públicas, em conformidade com a Lei n° 14.133/21 (Nova Lei de Licitações). Ainda durante o lançamento do Agiliza MS, houve a assinatura entre as entidades de Termo de Cooperação paracapacitar os servidores que atuam no setor de compras dos municípios na nova legislação, além disso, promover a participação das cidades nas atas de registro de preços gerenciadas pelo Governo do Estado, fomentando o municipalismo e cooperandopara o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

Presente na cerimônia, o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, destacou o papel articulador do Sebrae junto aos municípios e aos pequenos negócios. “Estamos preparando um Estado que possa criar oportunidades e que seja inclusivo e, nesse contexto, entra o papel fundamental do Sebrae, que faz a ponte de ligação permitindo que as micro e pequenas empresas possam atender os municípios, dentro do próprio município, e que este recurso possa circular proporcionando o desenvolvimento local”, pontuou o vice-governador.

Foto: divulgação

A secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Araújo Nardes, destacou a importância dos servidores municipais como fomentadores e aplicadores da nova lei, apoiando a área meio da administração pública. “Precisamos de um apoio e um olhar junto aos servidores para que sejam capacitados, ouvidos e apoiados”, destaca, reforçando a presença do governo do estado em fazer com que a aplicação da Nova Lei de Licitação seja uma realidade em 2024. “Nosso objetivo é que seja uma realidade para todos os municípios e desta maneira vamos promover uma compra pública qualificada, eficiente, transparente e econômica em todo o estado”,

O diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), Ademar Silva Junior, também conselheiro do Sebrae/MS, acredita que o Agiliza MS irá contribuir para melhorar o processo de compras públicas nos municípios do estado, principalmente dos pequenos. “O Agiliza MS vai revolucionar Mato Grosso do Sul. O estado é pequeno, são 79 municípios, e às vezes as pessoas que trabalham nos municípios não têm conhecimento suficiente para participar de grandes licitações ou de aproveitar ao máximo possível do rumo econômico. Para isso, o Sebrae mais uma vez apoia o Governo e principalmente as pequenas prefeituras, levando conhecimento para que as pessoas do interior tenham maior capacidade para participar de licitações e isso incrementa a economia local”, declarou.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a parceria entre as instituições é necessária para apoiar os pequenos negócios de Mato Grosso do Sul. “A importância desta parceria entre Governo do Estado, Escolagov, Assomasul e Sebrae é para facilitar e possibilitar a participação dos pequenos negócios nas licitações. Isso fortalece um ambiente favorável para o pequeno negócio. Esse é o nosso papel, ajudar aquele pequeno empresário que possa participar do movimento do Estado, incluindo as licitações e compras públicas, mas também, de fortalecer aquele pequeno negócio lá na ponta, em cada um dos nossos municípios”, disse.

Para o representante a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), e prefeito de Itaquiraí, Thalles Henrique Tomazelli, é por meio da capacitação dos servidores que será possível proporcionar maior agilidade no entendimento da nova lei e sua aplicabilidade nos municípios. “Nós que estamos na ponta sabemos o quanto é importante um ambiente desburocratizado nos municípios, agradecemos este momento que o governo do Estado e o Sebrae nos proporciona, com o objetivo de gerar mais agilidade e eficiência beneficiando as pessoas na nossa região”.

Foto: divulgação

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina; a secretária-executiva de licitações da SAD, Muriel Moreira; a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Assunção; o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; e representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, os deputados estaduais João César Mattogrosso e Rinaldo Modesto.

Ao longo desta terça-feira, 19 de setembro, o lançamento do programa Agiliza MS também prevê a realização de uma extensa programação no GranMurano, incluindo quatro palestras, um painel temático e uma oficina. Além deste momento de sensibilização, serão promovidas nesse ano mais capacitações junto ao corpo técnico dos municípios. A proposta é, com este trabalho, preparar as cidades para adotarem a legislação e a executarem corretamente em 2024. 

Mudanças para os pequenos negócios

A Nova Lei de Licitação (14.133/21), traz uma série de inovações referentes às compras públicas, como novos valores de contratação direta, que serão atualizados anualmente de acordo com indicadores econômicos, assim como o processo de transparência, que obriga a divulgação dos resultados da licitação de forma eletrônica e ainda atualiza as modalidades de licitação, extinguindo a tomada de preço e convite, incluindo o pregão e diálogo competitivo como novas modalidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS de poluir córrego turístico em MS

Cemitério

Em MS, 1 em cada 3 mortos parte sem que familiares saibam a real causa da morte

Padrasto leva adolescente até a casa de amigo e abusa de enteada em Campo Grande

Bolsonaro condenado, revés de Fux e prefeito preso marcam semana política

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Praça do Rádio recebe Parada LGBT+ com show de Wanessa Camargo em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Briga generalizada após empate entre Coritiba e Goiás pela Série B acaba com seis expulsões

Confusão teve duração de dez minutos e envolveu jogadores e comissão técnica dos dois times

Esportes

Yamal desfalca Barcelona e Flick detona técnico da Espanha: ‘Não cuida dos jogadores’

Atleta voltou lesionado da Data Fifa

Cotidiano

Criança de 11 anos vai parar na UPA após ‘brincadeira’ violenta em escola de Dourados

Os alunos envolvidos foram suspensos por cinco dias, e o caso será avaliado pelo conselho escolar

Brasil

Polilaminina: nova fase de tratamento inédito terá teste em SP

Fase de testes precisa de aval da Anvisa para ser iniciado