Pular para o conteúdo
Publieditorial

Votem NÃO à PEC 32/20 da Reforma Administrativa. Não ajudem a destruir os serviços públicos

Aos Exmos e Exmas Deputados e Deputadas Federais de MS.
Arquivo -

Senhores e Senhoras Parlamentares,

Vimos lhes fazer um apelo: não aprovem a PEC 32/20, da reforma administrativa. Esta medida piorará e reduzirá a oferta de serviços públicos para a população. Ao mesmo tempo atacará direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e facilitará a prática do assédio moral, da e da corrupção por políticos e juízes inescrupulosos.

Somos mais de 30 entidades sindicais (sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais) de trabalhadores no serviço público municipal, estadual e federal, em empresas públicas e estatais e na iniciativa privada em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Nos reunimos no Fórum Permanente de Defesa dos Serviços Públicos, das Empresas Públicas e Estatais de MS para debater e realizar ações conjuntas desde setembro de 2020, quando foi apresentada a PEC 32/20.

A crise social e econômica assola nosso país e nosso estado. O desemprego esta crescendo desde 2014 e atualmente alcança 14 milhões de pessoas. A renda da maioria do povo está diminuindo. A desigualdade social e a voltaram a crescer a partir de 2015, atingindo 19 milhões de pessoas atualmente. A chegada da pandemia de agravou tudo isso. A negligência, a difusão de tratamentos sem fundamento científico – por crença ideológica e a corrupção do governo Bolsonaro amplificaram a tragédia e são responsáveis pela maior parte das mais de 600 mil mortes de brasileiros e brasileiras.

Os serviços públicos, com destaque para o SUS, impediram que a mortandade fosse maior. Ficou evidente que a situação exige mais e melhores serviços públicos.

Ao invés disso, o governo Bolsonaro cometeu mais este desatino propondo a PEC 32/20, da reforma administrativa. Inaceitável.

Se aprovada, desencadeará o processo de privatização dos serviços de saúde, de educação, de assistência social, dentre outros, prejudicando a maioria do povo, especialmente os mais pobres que não dispõe de renda suficiente para pagar por estes serviços.

Se a PEC 32/20 for aprovada, os concursos públicos serão substituídos pelas indicações de apaniguados para trabalhar no serviço público, sem a qualificação necessária. As práticas da rachadinha e da corrupção se alastrarão sem controle.

Se aprovada a PEC 32/20, as funções de fiscalização e regulação ambiental, trabalhista, sanitária e financeira exercidas pelo Estado serão fortemente debilitadas. A devastação ambiental, a superexploração dos trabalhadores, a saúde e segurança alimentar e os lucros improdutivos serão ainda mais reforçados.

Se a PEC 32/20 for aprovada, os privilégios de juízes, militares e desembargadores que recebem salários astronômicos serão preservados. E os governantes poderão demitir professores, profissionais da saúde, da assistência social, da fiscalização ambiental e sanitária para garantir os pagamentos a banqueiros e as benesses aos ricaços donos de empresas. Ou seja, menos políticas sociais para a maioria do povo e mais benesses e privilégios para os mais ricos.

Queremos um país mais justo, desenvolvido, moderno e sustentável. A PEC 32/20 representa ao contrário, um projeto de país desigual, atrasado e insustentável.

Deputados e Deputadas, somem conosco. Trabalharemos incansavelmente para levar este debate a toda a sociedade, inclusive no processo eleitoral que se avizinha. Não ajudem a destruir os serviços públicos. Não há emenda que justifique ou apague tamanho atentado ao bem-estar e ao futuro do povo brasileiro.

Ouçam nosso apelo: Votem contra a PEC 32/20, da Reforma Administrativa! Votem a favor dos Serviços Públicos!

FÓRUM PERMANENTE DE DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, DAS EMPRESAS PÚBLICAS E ESTATAIS DE MS

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Rastro de precariedade de serviços’, diz Lívio sobre perícia que avaliou Consórcio Guaicurus

luisa

Mais de meio milhão: Luísa Sonza e João Gomes lideram cachês em Virada Cultural

Briga em boate termina com jovem ferido no interior de MS

Brad Pitt resgata visual icônico com cabelo raspado, duas décadas depois

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

Vagas

Procurando emprego? Funsat oferta mais de mil vagas na Capital

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista fica em estado grave após ser atropelado por motorista embriagado na MS-146

A vítima precisou ser transferida para um hospital em Dourados

Cotidiano

Ministério da Agricultura descarta caso em Jardim e MS zera suspeitas de gripe aviária 

Órgão federal descartou duas suspeitas da doença em galinhas em Mato Grosso do Sul

Famosos

Apesar de melhora clínica, Benedito Ruy Barbosa segue internado sem previsão de alta

O autor de novelas teve um agravamento da função renal

Polícia

Justiça determina internação de grávida que matou homem em Dourados

A suspeita está grávida de quatro meses e é dependente química